Escoteiros

Lawrence Borges

Fogo de Conselho

Fogo de Conselho

Fogo de ConselhoMatérias sobre os escoteiros por Lawrence Borges

03/11/2019 06h00
Por: Redação

Atualização do Projeto Educativo

Durante os próximo meses, os Escoteiros do Brasil terão a oportunidade de refletir e participar da revisão do seu Projeto Educativo. Será um processo importante e participativo, composto de várias etapas e que envolverá todos os níveis de nossa instituição, seus associados, tanto jovens quanto adultos, além de considerar a visão externa que a sociedade possui sobre nossa proposta educativa.

 

O QUE É PROJETO EDUCATIVO?

“O Projeto Educativo é o conjunto de ideias ou definições fundamentais que outorgam identidade e propósito a uma organização, explicitando sua proposta educativa e especificando os meios que serão colocados em prática para realiza-la. Estabelece um marco global de referência, que serve para orientar a tomada de decisões educativas e estruturais no âmbito da Organização Escoteira Nacional, impactando também no desenvolvimento do modelo de gestão de adultos e de gestão institucional”.

Definição da Organização Mundial do Movimento Escoteiro – Região Interamericana. 

A primeira edição de Projeto Educativo dos Escoteiros do Brasil foi resultado de uma ação conjunta, que teve seu início em 1993, por ocasião da Conferência Escoteira Interamericana em San José, Costa Rica, quando foi apresentado o Plano Regional “Um Salto para o Futuro” indicando uma necessidade da melhoria no Programa Escoteiro.

 

QUAL O PROPÓSITO DO PROJETO EDUCATIVO?

· Define o propósito sobre o qual será construído o Programa Educativo, dando sentido, identidade e integralidade.

· Estabelece um marco de referência para tomar as decisões educativas;

· Compromete os adultos com a proposta educativa;

· Estabelece uma situação desejada, propondo objetivos;

· Orienta a definição das competências educativas;

· Busca permanente da qualidade da proposta educativa, oferecendo um marco de referência para atualização do programa (sem mudanças bruscas);

· Apresentar o Movimento Escoteiro para comunidade, como um movimento que responde às demandas da juventude e da sociedade.

 

POR QUE É IMPORTANTE ATUALIZAR O PROJETO EDUCATIVO?

Desde a sua publicação, em 1993, já se passaram 26 anos. Diante deste largo período de tempo refletirmos e atualizarmos nosso Projeto Educativo passar ser fundamental para que o Movimento Escoteiro se mantenha inovador, relevante e impactante em sua missão educativa.

Outro ponto fundamental, é que a Política Nacional de Programa Educativo menciona que a atualização do Programa Educativo deve ser objeto de avaliação permanente, levando em consideração que as necessidades e aspirações dos jovens sejam atendidas, para que as modificações e ajustes necessários sejam efetuados. Recomenda-se que uma revisão profunda e sistemática seja realizada em um período não maior que 10 anos, para assegurar que o Programa Educativo permaneça atualizado e se mantenha fiel aos Fundamentos do Escotismo, que são atemporais e universais.

Este processo, previsto no Planejamento Estratégico dos Escoteiros do Brasil, também é importante para analisarmos a tendência das necessidades e interesses dos jovens, bem como da sociedade em que vivem, para que possamos considerar seus anseios de forma plena em nossa proposta educativa, bem como para oferecermos um Programa Educativo adequado a cada contexto e que responda a estas questões.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias