Mulheres

Progressistas promovem evento com foco em 2020

As mulheres precisam se filiar a um partido político, segundo coordenadora do movimento

06/11/2019 06h00
Por: Redação
Encontro Mulheres Progressistas Fortalecendo o Futuro foi realizado em Uberaba - Foto André Santos
Encontro Mulheres Progressistas Fortalecendo o Futuro foi realizado em Uberaba - Foto André Santos

O Brasil é um dos países com maior incidência de violência contra a mulher, feminicídio, machismo, assédio, e a transformação desse quadro passa pela política. Não há outro caminho.  A afirmação é da coordenadora do Movimento Mulheres Progressistas de Minas Gerais, Rochelle Gutierrez Bazaga, durante o encontro Mulheres Progressistas Fortalecendo o Futuro realizado em Uberaba, nesta segunda-feira. “Só transformaremos a sociedade quando as mulheres entenderem que têm uma importância fundamental na política”. As mulheres precisam se filiar a um partido político, segundo Rochelle, se engajar a um movimento. O evento está acontecendo em todo o país para destacar o empoderamento das mulheres no Brasil e também para tocar as mulheres visando a aumentar a participação delas na política. “A gente se engaja em muitos movimentos sociais, filantrópicos, mas tem pouca coragem para participar da política.”

Citando a ex-vereadora Teresinha Cartafina, que estava na plateia, Rochelle lembrou que em 200 anos, Uberaba teve apenas seis mulheres vereadoras. “É uma honra contar com a presença de dona Teresinha, que sempre teve o seu protagonismo e deixa para vários de nós muitas lições a seguir”, disse. 

A opção por mesclar palestras motivacional e de autoconhecimento, de acordo com a coordenadora, é porque não há como a pessoa se propor a agir em prol da sociedade, se ela própria não se conhece, se não estiver bem com o que acredita e defende. Disse que o encontro é o primeiro de muitos, porque a intenção é formar um grupo de mulheres fortalecidas, que vão mudar a política uberabense, de Minas e do Brasil. Rochelle diz que com mulheres líderes a política pode ficar mais democrática, mais igualitária por meio de mudanças nas legislações e despertar a todos para refletir de outra forma, “É levar um outro olhar com a sensibilidade que nós temos com os problemas que superamos no dia a dia”, frisa. Observa que há pouco tempo foram comemorados os 80 anos que a mulher ganhou o direito de votar, ou seja, é muito recente. As mulheres não têm o hábito de participar da política desde jovem, por isso, Rochelle convidou as mais de 60 mulheres dos mais variados segmentos e faixas etárias, que participavam do encontro, a assinarem a ficha de filiação ao Progressistas, porque é preciso fazer um trabalho de formiguinha. “Que a gente tenha mulheres capazes e fortes, que estejam dispostas a colocar o seu nome à disposição da política uberabense.” A coordenadora lembrou que o Progressistas acaba de baixar resolução em que todos os diretórios municipais terão de ter 30% de mulheres na sua composição além dos 30% obrigatórios de mulheres na chapa. Ela agradeceu a todas as mulheres do gabinete do deputado federal Franco Cartafina pelo apoio na realização do evento.

O deputado federal Franco Cartafina, que estava acompanhado da esposa Maisa, da mãe Ana Keyla, da avó Teresinha e da irmã, Sophia, foi convidado pela mestre de cerimônias Larissa Costa, para deixar a sua mensagem. Ele disse que sempre ouviu falar do avô que foi prefeito (Silvério Cartafina Filho), de 1977 a 1983, mas cresceu vendo política pelas mãos da avó, Teresinha, que foi vereadora por dois mandatos. “Enquanto eu puder, na vida pública, trabalharei para diminuir as diferenças, as desigualdades, a falta de espaço. Posso contribuir um pouco, mas não posso fazer nada se vocês não estiverem engajadas. Preciso muito da sensibilidade de vocês”, finalizou.     

Rochelle é mestre em História, bacharel em Direito, esteve à frente da Superintendência da Juventude em Uberaba, atualmente é assessora parlamentar do deputado federal Franco Cartafina e agora coordenadora do Movimento Mulheres Progressistas em Minas Gerais. Ela ainda tem um canal no YouTube falando sobre política chamado Rochelle Explica.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias