Sistema

Governo do Estado regulamenta Sistema de Licenciamento Ambiental

A publicação no Diário Oficial do Estado na terça-feira (5) consolidou a iniciativa

07/11/2019 06h00
Por: Redação

O Sistema de Licenciamento Ambiental (SLA) já está normatizado em Minas Gerais. A publicação no Diário Oficial do Estado na terça-feira (5) consolidou a iniciativa, que permite a expedição digital das licenças ambientais. 

Com a plataforma lançada em outubro, o Governo de Minas, espera que a redução de gastos chegue a R$ 1,8 milhão. Isso será possível com o fim dos custos de armazenamento e trâmite de processos, compra de pastas, papel moeda e impressão de documentos.

 

Procedimentos – A publicação define que, para fazer o requerimento da emissão de licença no SLA, o empreendedor - ou seu representante legal - deve realizar as seguintes ações: cadastramento individual no portal EcoSistemas; cadastramento de requerentes, participantes, propriedades, pessoas físicas e pessoas jurídicas para inscrição do empreendimento no âmbito no cadastro único; caracterização completa da atividade ou do empreendimento objeto do requerimento no SLA; instrução documental no SLA; pagamento das taxas de expediente respectivas, ressalvados os casos de isenções; e atendimento às pendências e informações complementares geradas.

É necessário seguir todas as normas mencionadas para que o requerimento de licenciamento seja efetivado. O acesso aos processos formalizados ocorrerá pelo site. O empreendedor precisará realizar um cadastro prévio na plataforma para acessar as informações.

Notificações efetuadas pelos órgãos ambientais sobre os processos que estão tramitando no SLA serão consideradas a partir do recebimento da mensagem pelo empreendedor, que receberá um alerta por e-mail. Todos os procedimentos administrativos referentes ao licenciamento ambiental estarão disponíveis à população no Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

A resolução esclarece ainda que, no caso de processos de licenciamento formalizados em que o empreendedor já tenha quitado a taxa de expediente, ou que já tenha sido emitido o Formulário de Orientação Básica (FOB), o requerimento não poderá ser feito no SLA.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias