Competição

Colégio Marista Diocesano promove 1º Torneio de Robótica no sábado

A competição será realizada no Shopping Uberaba

08/11/2019 06h00
Por: Redação
Atividade, no Shopping Uberaba, terá exposições, competição em seis categorias e apresentação do robô Shadow e do animador Victor Vinícius de Oliveira Alves - Foto: Divulgação
Atividade, no Shopping Uberaba, terá exposições, competição em seis categorias e apresentação do robô Shadow e do animador Victor Vinícius de Oliveira Alves - Foto: Divulgação

O Colégio Marista Diocesano promove, neste sábado (9), o 1º Torneio de Robótica na cidade. A competição será realizada no Shopping Uberaba, das 11h às 19h, e é aberta ao público. Alunos do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental II construíram seus próprios robôs para competir e mostrar tudo o que aprenderam durante as aulas sobre engenharia robótica e tecnologias.

Além de arquitetar robôs capazes de desempenhar tarefas, os alunos também vão demonstrar o que aprenderam sobre a utilização da água para o desenvolvimento sustentável. Para isso, as sete equipes pesquisaram a respeito de problemas e soluções para coleta, tratamento adequado e conservação da água para uso industrial, animal e consumo humano.

 O trabalho dos alunos será avaliado e pontuado conforme seis modalidades, sendo Desenvolvimento Humano, Mérito Científico, Engenharia e Tecnologia, Desafio Robô, Organização e Método e ainda Amigo Torcedor. Os estudantes terão a habilidade de mobilização dos amigos testada. Para ganhar pontos nesta última categoria, eles precisam trazer o maior número de amigos, que não estudam no Marista, para ajudar na torcida no momento dos desafios dos robôs. Um visitante ainda poderá ser premiado com um celular no sorteio que o colégio está preparando.

O público poderá assistir, às 11h e 15h, às apresentações do robô Shadow, que vem de São Paulo especialmente para animar o torneio, junto com Victor Vinícius de Oliveira Alves, de Uberlândia, que é o animador oficial de um dos mais importantes eventos da área no País, o Torneio Brasil de Robótica. Para agitar ainda mais a competição, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, bem como do 1º e 2º ano do Ensino Médio protagonizam exposição dos trabalhos de robótica.

 

Competição - As partidas são realizadas em tapete com diversos desafios, posicionados sobre a mesa de competição, formando um cenário. O robô desenvolvido por cada equipe inscrita no torneio deverá percorrer o percurso disposto no tapete, buscando realizar o maior número de missões ou desafios durante a partida. Conforme o regulamento do Torneio Brasil de Robótica, que será aplicado à competição do Marista, os pontos das missões realizadas são considerados válidos quando os resultados requeridos continuem visíveis no Campo de Missões até o final da partida.

 

Impressora 3 D – O evento também contará com apresentação da nova impressora 3D do colégio. A máquina, destinada aos projetos de robótica, também será usada em 2020 em estudos de protótipos para próteses voltadas para pessoas com algum tipo de limitação física.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias