Energia

Almir Silva quer incentivos para quem utiliza energia fotovoltaica

Para ele, é um absurdo falar em cobrar por uma energia que vem do sol

09/11/2019 06h00
Por: Redação
Vereador Almir Silva pede que o Município crie incentivos para pessoas que utilizam a energia fotovoltaica - Foto: Rodrigo Garcia/CMU
Vereador Almir Silva pede que o Município crie incentivos para pessoas que utilizam a energia fotovoltaica - Foto: Rodrigo Garcia/CMU

O vereador Almir Silva (PL) está pedindo que o município crie incentivos para pessoas que utilizam a energia fotovoltaica em suas residências. Na ocasião ele inclusive criticou a intenção da Aneel de cobrar taxas de quem utiliza a energia, que é obtida através da luz solar.

Para o vereador, um incentivo oferecido pela administração municipal no IPTU poderia incentivar outras pessoas a também utilizarem a energia fotovoltaica, que é limpa. Para ele, é um absurdo falar em cobrar por uma energia que vem do sol.

Segundo o vereador Agnaldo Silva (PSD), ele já tem um projeto tramitando na Casa, relacionado ao tema. Ele lembrou que a questão terá que ser negociada com o prefeito, pois vai mexer nas finanças do Município. Ele pede o desconto de até 15% no IPTU, para quem utiliza a energia fotovoltaica.

Agnaldo comentou que é preciso uma força-tarefa para impedir que a taxação da energia alternativa seja efetivada. “O mercado está crescendo, mexendo com as concessionárias de energia, que estão querendo tributar e receber a energia de graça. Se isto acontecer, nosso País não desenvolve. É uma ambição financeira que castra o desenvolvimento do nosso País”, afirmou o vereador.

De acordo com Almir Silva, é preciso que as pessoas fiquem vigilantes e conversem com os deputados federais nos quais votaram. Inclusive, ele disse que já enviou um requerimento ao deputado federal Franco Cartafina, falando sobre o assunto. “Se nada for feiro, quem vai pagar o pato é o coitado do cidadão, mais uma vez”, concluiu, lembrando que o investimento no sistema não é barato e que a cobrança de taxas vai inviabilizar completamente a utilização da energia alternativa.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias