Prefeitura - Carnaval
Coluna

Propostas da cultura

Luiz Hozumi

Luiz Hozumi

Luiz HozumiProdutor cultural, publicitário, especialista em gestão e políticas culturais. [email protected]

14/11/2019 06h00Atualizado há 3 meses
Por: Redação

Destino o espaço de hoje para apresentar as propostas do plano de governo da Coligação Somos todos Uberaba para a gestão de 2017 a 2020, referentes à Cultura. Na época apresentadas pelos candidatos e hoje atuais prefeito e vice excelentíssimos senhores Paulo Piau e João Gilberto Ripossati. Desta forma deixo a reflexão por conta da comunidade, dos profissionais do setor cultural, dos artistas e demais envolvidos com a área, do que realmente foi executado dos 22 tópicos que foram apresentados. Estamos próximos de uma nova eleição e temos pouco mais de um ano para o término do mandato do atual governo municipal, sendo assim creio que seja imprescindível uma análise profunda das promessas e compromissos de campanha, executados ou não. Deixo o espaço aberto também, caso queiram responder, para os senhores prefeito, vice e ao atual presidente da Fundação Cultural de Uberaba, vereador licenciado senhor Ronaldo Amâncio. 

 

PROPOSTA DE PLANO DE GOVERNO DE UBERABA 2017-2020

 

TEMA: CULTURA

PROPOSTAS DESTAQUES - GESTÃO 2017 A 2020

 

1. Manutenção e valorização das políticas públicas estabelecidas para o município: Plano Municipal de Cultura (Realinhamento), Plano Municipal do Livro e Leitura, Fundo de Cultura, Leis de incentivo – ICMS.

2. Agilização dos processos de repasse de recursos financeiros provenientes do ICMS e dos Fundos de Cultura. 

3. Reforma e adequação dos equipamentos culturais de acordo com as exigências da ABNT: Centro Park, TEU, Teatro Vera Cruz, Museu de Arte Decorativa, Museu de Arte Sacra, Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães e outros.

4. Implantação de mais três unidades do Circo do Povo.

5. Revisão do Plano de Carreira da Fundação Cultural de Uberaba e realização de concurso público para suprir a demanda de pessoal.

6. Implantação de mais quatro bibliotecas públicas, incluindo os bairros rurais e provimento das bibliotecas públicas já instaladas, das condições de funcionamento diário.

7. Manutenção dos projetos de promoção e incentivo à leitura.

8. Adequação do espaço da Biblioteca Municipal Bernardo Guimarães para instalação do espaço Braille e recursos de tecnologias assistivas, para o atendimento adequado às pessoas com deficiências.

9. Implantação da Rede Municipal de Bibliotecas, abrangendo as bibliotecas públicas municipais, acadêmicas, de associações de classe, de empresas privadas e de organizações não governamentais, que aderirem ao Sistema. 

10. Melhoria do acesso às tecnologias de informação e comunicação e à rede de internet gratuita em todos os equipamentos culturais.

11. Criação e implantação da Biblioteca Digital Bernardo Guimarães, incluindo a criação da Seção de Obras Raras.

12. Realização e incentivo à Mostra de Literatura, Concurso de textos literários com publicação de Antologia, festivais de poesia, música de Declamação de poesias. 

13. Dinamização de mostras, exposições, palestras, biblioteca nos museus, incluindo o Memorial Chico Xavier e implantação do seu Centro de Documentação.

14. Execução do projeto do Geossítio Santa Rita.

15. Construção do Parque Temático de Cultura e Religiões de matriz africana.

16. Instituição do Programa Cultura na Praça: incentivo aos talentos culturais locais (dança, música, teatro).

17. Elaboração e implantação do Plano de Recuperação e Manutenção e Restauração dos móveis e imóveis tombados e inventariados do município.

18. Incentivo à divulgação, preservação e valorização dos bens materiais e imateriais que compõem o patrimônio cultural de Uberaba.

19. Apoio à pesquisas e publicações, edição de vídeos comemorativos e documentais das manifestações da cultura do município.

20. Recuperação da Escola de Catira e dos Desfiles de Escolas de Samba e Blocos no Carnaval de rua de Uberaba.

21. Avaliação das políticas públicas de participação social desenvolvidas e definição de metodologias inovadoras que impliquem o planejamento intersetorial (Cultura, Educação, Saúde, Segurança Social e Desenvolvimento Econômico) para atenção à diversidade LGBT, reconhecimento de sua cultura e identidades e promoção da cidadania. 

22. Incentivo às instituições públicas e privadas para a celebração de parceria, que favoreça a implantação de aulas de música para crianças, adolescentes e jovens.

 

50 ANOS CANTANDO HISTÓRIAS

Músico, cantor e guitarrista Gerson Augusto comemora 50 anos de carreira nesta sexta, dia 15 de Novembro no Teatro Sesiminas Uberaba. O show que acontece às 20h contará com a participação de músicos que já dividiram os palcos com Gerson, que sempre atuou em Uberaba e região, fazendo uma grande retrospectiva de sua carreira. Ainda haverá participação da banda Pais e Filhos da qual o homenageado é integrante.

 

CONCEIÇÃO EVARISTO EM UBERABA

A Fundação Cultural realizará a palestra ‘Identidade, Memória e Militância em ‘A corda da Literatura’’ com a escritora e doutora em literatura Conceição Evaristo. A palestra será realizada no dia 18 de novembro de 2019 às 19h30 no Cine Teatro Vera Cruz com entrada franca. Haverá emissão de certificado. Porém é necessário, para a emissão, se inscrever site uberaba.mg.gov.br/fundacaocultural.

 

II SEMINÁRIO DE DIREITOS CULTURAIS EM UBERLÂNDIA

O II Seminário de Direitos Culturais acontecerá na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, no período de 18 a 22 de novembro de 2019, com a temática “Patrimônio, Cidadania e Culturalidades”. Este evento acontece por meio da parceria entre a Universidade Federal de Uberlândia e a Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção OAB-Uberlândia, conforme previsto no Acordo de Cooperação Técnica 10/2019, firmado entre as duas instituições no dia 18 de junho de 2019 e conta com o incentivo do PMIC - Programa Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Uberlândia. Tem por objetivo fomentar a discussão, o compartilhamento de ideias e a promoção da difusão dos direitos culturais, além de incentivar o estudo, a pesquisa e a análise crítica acerca dos direitos culturais.  Idealizado pela Comissão de Cultura da OAB-Uberlândia, a primeira edição do evento aconteceu em setembro de 2017, com a temática “O que são direitos culturais?”. Para participar é necessário fazer a inscrição no site https://www.even3.com.br/iiseminariodireitosculturaisuberlandia.

 

PINK FLOYD SYMPHONIC TRIBUTE

Acontece neste domingo, dia 17 de Novembro às 20h no Teatro Sesiminas Uberaba o show “Pink Floy Symphonic Tribute”. Uma jornada audiovisual que conta com orquestra e banda no palco, projeções mapeadas, cenário, iluminação diferenciada e som de alta fidelidade. Uma grande homenagem a banda de rock Pink Floyd. Os ingressos estão disponíveis na bilheteria do teatro que fica na Praça Frei Eugênio 231. 

 

AGENDA FUNDAÇÃO CULTURAL DE UBERABA

Agenda do fim de semana da Fundação Cultural de Uberaba - 14/11/2019 a 18/11/2019

 

014/11 | Concha Acústica Especial Jovem Guarda

Rogério e seus Playbacks

Praça da Concha Acústica | 19h 

 

14/11 | Feira Gastronômica

Praça do Quartel | 19h

 

15, 16 e 17/11 | II Jornada Espírita de Uberaba 

Teatro Vera Cruz | 8h às 20h

Inscrições e programação: institutorevelare.org.br/inscricoes

 

15/11 | Feira Gastronômica

Praça Dom Eduardo | 19h   

16/11 | Talentos Cidadania - Alfredo Freire 

Batalha de MCs, shows, roda de break, basquete 3x3 e live paint

Praça José dos Reis | 16h

 

16/11 | FeirArte

Praça Jorge Frange | 19h

 

18/11 | Caminhada: Escola Consciente e a Cultura Negra

Apresentações de grupos escolares e culturais

Praça Dom Eduardo | 8h30

 

18/11 | Palestra com Conceição Evaristo 

Identidade, Memória e Militância em A Cor da Literatura

Teatro Vera Cruz | 19h30