Prefeitura - Carnaval
Coluna Rotary

Carlos A. Nascimento

Governador 2002-2003

Clubes de Serviço

Clubes de ServiçoClubes de Serviço

14/11/2019 06h00
Por: Redação

 

Verdades sobre o câncer de próstata – O mundo inteiro já recebe de braços abertos a tradição do Novembro Azul. O mês marca a campanha mundial da luta contra o câncer de próstata. 

Depois do câncer de pele, é o tipo de tumor mais frequente no sexo masculino, além, de ser o sexto tipo de câncer mais comum no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

A idade e a herança genética:  doença precisa apenas disso para se desenvolver. O que não significa que o câncer de próstata é letal para todos os homens, pois as chances de cura para quem descobre o tumor precocemente são de até 95%. A taxa de letalidade entre os diagnosticados é de 20% no Brasil, enquanto nos EUA não chega a 12%. 

Movimento Azul – Em novembro, o homem é o foco e a sua saúde é a preocupação. Há 15 anos, o movimento busca trazer aos homens o recado dos cuidados com sua saúde, sobretudo na prevenção e detecção de doenças mais sérias, como o temível câncer de próstata, segunda maior causa de mortes no país, perdendo apenas para o câncer de pulmão. A cada 41 homens, um deles morre pela doença que facilmente pode ser diagnosticada precocemente.

Em várias cidades do país, instituições e ONGs levam adiante ações de conscientização e instrução aos homens sobre a questão, que muitas vezes vai longe do câncer e passa por vários setores da saúde masculina. (Instituto Lado a Lado pela Vida). 

 

O ROTARY HOJE

Nova rotariana – Em 06 de novembro de 2019, apadrinhada pela companheira Maria Aparecida Rocha Nascimento, (Cida) a maestrina Olga Maria Frange de Oliveira, veio enriquecer as fileiras do Rotary Club de Uberaba com a sua posse no conceituado clube de serviço em concorrida reunião festiva.

Com o esmero que lhe é próprio o Coral Artístico Uberabense fez a alegria dos presentes com apresentação memorável.

Levamos o nosso abraço especial ao Sr. Milton de Paula Lopes esposo da recém-empossada rotariana.

Aprovação e indicação – Em reunião na ULBRA, Universidade Luterana Brasileira, a ASGOV, Associação de Governadores do distrito 4770, na cidade goiana de Itumbiara, aprovou e indicou o nome do rotariano Paulo Rogério Alves Simões, sócio representativo do Rotary Club de Catalão, para governador distrital ano 2.022-23. 

Seminários – Conforme noticiamos na semana anterior, Itumbiara sediou em 09 de novembro de 2019 os Seminários da Fundação Rotária, dos Serviços à Juventude e o das Casas da Amizade, e na oportunidade cumprimentamos a governadora Eliana Melo Machado Moraes pela exemplar organização.

Pronto restabelecimento – A família rotária uberabense deseja um pronto restabelecimento de saúde ao companheiro Governador João Antonio Prata que se submeteu a intervenção cirúrgica em 11 de novembro de 2019. Governador Prata conte com a nossa força.  

Novembro rotário –  Há muitas formas de fazer com que a Fundação, neste mês de novembro, vá ainda mais longe segundo Gary C. K. Huang, Chair do Conselho de Curadores.

 

Governador 2002-2003

Carlos A. Nascimento.

 Até a próxima semana, querendo Deus 

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias