Prefeitura - Carnaval
Liga Interestadual

LIU investe alto no bem-estar de atletas

O Espaço Fisio mantém adoção de medidas preventivas no pré-jogo com o objetivo de reduzir a ocorrência de lesões

14/11/2019 06h00
Por: Redação
O fisioterapeuta Neto Pinheiro comanda a equipe do Espaço Fisio na LIU - Foto: Divulgação
O fisioterapeuta Neto Pinheiro comanda a equipe do Espaço Fisio na LIU - Foto: Divulgação

Os 8 mil atletas de 76 atléticas de todo o país para 1,5 mil disputas individuais e coletivas, concentradas apenas quatro dias de competições, serão recebidos pela quarta edição da Liga Interestadual Universitária (LIU) com quatro unidades para atendimento especializado voltado para os competidores. Trata-se do Espaço Fisio, sob o comando do fisioterapeuta esportivo Neto Pinheiro.  O espaço estará na sede da Funel - Fundação de Esporte e Lazer, Cemea Boa Vista, Uirapuru e na área de atletismo na Uniube.  Neto diz que são cerca de 50 profissionais, entre fisioterapeutas, massoterapeutas,  nutricionistas, farmacêuticos, psicólogos, tudo para maximizar a qualidade do atleta, fora  as demais áreas de saúde espalhadas por todas as praças esportivas.

O fisioterapeuta esportivo destaca que para dotar o evento de estrutura tão completa a organização da LIU faz alto  investimento e seguramente, de acordo com ele, é raro  competidores de um campeonato universitário receberem tratamento como um campeonato profissional para minimizar a ocorrência de lesões ou de desgastes para o atleta . “Estamos trabalhando para que o atleta tenha a máxima performance. “Sou um dos mais antigos fisioterapeutas da cidade já rodei o país em todos os campeonatos, de todas as modalidades, de todos os níveis e a LIU realmente investe muito no bem-estar do atleta”, frisa. 

O Espaço Fisio mantém adoção de medidas preventivas no pré-jogo com o objetivo de reduzir a ocorrência de lesões. E haverá atendimento também durante e após o término das competições. Essas iniciativas oferecem a retomada rápida das condições físicas dos atletas, inclusive porque vários deles disputam mais de uma modalidade”, ressalta.  Neto Pinheiro diz que atleta se sente abraçado, fica feliz e no outro ano quer voltar, porque é tratado como atleta profissional, “mesmo atletas de rendimento e desportistas.”  Neto diz que esta é a magia:  o atleta desempenhar bem o papel dele sabendo que será muito bem tratado com todas as aparelhagens, vários tipos de pomadas e óleos de massagem. “Isso é muito difícil de ver em qualquer atividade esportiva no Brasil”, finaliza. 

As competições reunirão em 30 modalidades esportivas (masculino e feminino), 76 atléticas de várias partes do país, que foram divididas em Módulo Ouro, 1ª Divisão e 2ª Divisão A 2ª Divisão B e 3ª Divisão. As partidas acontecerão de 14 a 17 deste mês.

 

LIU 2019 traz medalhista do Pan - Com medalha de bronze em Lima, no Peru, e prata em Toronto, em 2015, nos Jogos Pan Americanos, Gabrielle Roncatto participará da LIU 2019 integrando as Atléticas Unisanta. Gabrielle ainda tem quatro ouros e uma prata nas cinco provas que disputou nos Jogos Sul-Americanos. A atleta é um dos principais destaques da LIU 2019. Os ouros vieram nos 200m livre, 200m medley, 400m medley e no revezamento 4 x 200m livre, além do segundo lugar nos 400m livre.

 

Vintage Culture - Nascido Lukas Ruiz Hespanhol, Vintage Culture é um DJ e produtor brasileiro de música eletrônica do gênero house music com rápida ascensão. Ele se apresentará hoje, no Centro Park na Univerdecidade, integrando a grade de shows da LIU 2019. Ele lançou versões como “Blue Monday” do New Order e “Another Brick in the Wall” de Pink Floyd, que logo começaram a viralizar na rede com suas versões de “Bete Balanço” do Cazuza e “Bidolibido” de Fernanda Abreu. Com “Wild Kidz”, lançada pela Spinnin Records, Vintage Culture começou a ganhar reconhecimento internacional. Ele também é empresário da gravadora Só Track Boa.

Além de Vintage Culture, integram a grade de shows da LIU 2019, Samhara, PimpoGama, Fabiano, Léo Santana, Tomate, Pedro Sampaio, Chapeleiro, Claudinho Brasil, Liu, Pitty, Kekel, Bárbara Labres, Dj Gugga, Mc Rick, Vegas, Volkoder, Diego & Victor Hugo e Turma do Pagode. A loja oficial do evento está no Shopping Uberaba, com acesso rápido pela Entrada G. 

 

Modalidades em disputa

Coletivas (13 categorias)

Basquete (Masc/Fem)

Futebol de Campo (M)

Handebol (M/F)

Vôlei (M/F)

Futsal (M/F)

Peteca (M/F)

Vôlei de Areia (M/F)

 

Individual (9 categorias)

Atletismo (M/F)

Jiu-jitsu (M/F)

Judô (M/F)

Natação (M/F)

Tênis de Campo (M/F)

Tênis de Mesa (M/F)

Xadrez Misto

E-Sports (jogo on line Futebol Fifa 2019)

Além de Bateria (Baticaliu) E Cheerleading

 

Praças Esportivas

1 - Uirapuru – Vôlei, Peteca, Tênis de campo, Vôlei de Areia e Futebol de Campo

2 - Funel - Fundação de Esporte e Lazer - Futsal, Handebol, Xadrez, Natação, Basquete, E-Sports.

3 - Cemea Boa Vista - Futsal, Vôlei de Areia, Basquete, Handebol.

4 - Jockey Centro - Desafio das baterias

5 - Uberabão - Futebol de campo

6 - CIE - Handball

7 - Uniube - Atletismo

8 - UTC - Futsal

10 - Poliesportivo do Nacional – Futsal e  Futebol de Campo

11 - Sesi Clube - Handball e Futebol de Campo

12 - Ginásio Marista - Judô, Jiu-jítsu e Cheerleading (líderes de torcida)

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias