Quinta, 17 de Abril de 2025 17:50
(34) 3334-4440
Urbanismo Urbanismo

Seplan apresenta primeiros diagnósticos do PDI para Conselho de Planejamento e Comissão do Plano Diretor

A secretária destacou a necessidade de construir um PDI mais humanizado, levando em consideração a qualidade de vida da população

21/03/2023 05h00
Por:

A equipe da Secretaria de Planejamento (Seplan) reuniu, na sexta-feira (17), os membros do Conselho de Planejamento Urbano e da Comissão do Plano Diretor Integrado (PDI) para apresentar os primeiros resultados dos diagnósticos e mapas temáticos. O perímetro urbano foi dividido em seis setores: Sul, Leste, Oeste e Norte, Centro Expandido e Centro, além da zona rural.

Segundo a titular da Seplan, Isabella Nascimento, nessa primeira fase estão sendo realizadas leituras do território e identificação dos temas e problemáticas a serem priorizadas. O diagnóstico dos bairros foi o ponto de partida para essa leitura, pois é onde o cidadão vive a cidade de forma mais direta, portanto, sendo fundamental avaliar a qualidade de vida da população a partir dessa perspectiva de análise.

A secretária destacou a necessidade de construir um PDI mais humanizado, levando em consideração a qualidade de vida da população. De acordo com a secretária, esse momento é importante porque foram apresentados o diagnóstico, principalmente focado na área de expansão urbana, onde estão os loteamentos periféricos, habitados por pessoas que realmente precisam de políticas públicas eficazes.

Estão sendo entabuladas as respostas dos primeiros 2 mil questionários e analisados os mapas temáticos. "Vale lembrar que os questionários ainda estão disponíveis no site da Prefeitura (uberaba.mg.gov.br) e é muito importante que um grande número de pessoas efetivamente responda, a fim de conhecermos a visão da população sobre a cidade e o bairro onde mora", lembrou.

Estiveram representados na reunião segmentos que ajudam a construir a cidade e são formadores de opinião, interessados em contribuir trocando ideias e sugestões. O conselheiro Paulo César Barbosa representa a Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Ele considera o Plano Diretor de suma importância, tendo em vista que define o que pode ser feito de forma organizada. "Hoje percebemos que existe uma permissividade de várias coisas fora do PD que não foi atualizado”, observou.

Para o representante do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis, Leandro dos Santos Souza, o PD é um regramento importante para o desenvolvimento do Município de forma ordeira, preservando o meio ambiente, facilitando a mobilidade urbana e favorecendo que toda a população viva com conforto. “A cidade precisa se desenvolver com qualidade de vida, para que as pessoas não tenham a vontade de sair daqui, de forma que o desenvolvimento seja o carro-chefe do PDI”, disse.

A vereadora Rochelle Bazaga participou da reunião e avaliou positivamente o trabalho, considerando que houve avanço significativo, tendo hoje um norte mais consolidado das discussões que precisam ser feitas e o desafio que vai ser construir esse novo projeto de lei que vai para a Câmara. "Saímos com mais missões para construir um texto que contemple os desejos do cidadão uberabense e seja bom para o desenvolvimento da cidade a longo prazo", pontuou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.