Prefeitura - Carnaval
Saúde bucal

Carga imediata substitui dentes perdidos no mesmo dia, diz doutora em implantodontia

Este novo conceito de tratamento surge com o propósito de apresentar grande precisão, conforto e previsibilidade na estética no tratamento fixo

26/11/2019 06h00
Por: Redação
Doutora Luciana Melo destaca que com a técnica fixa-se uma coroa provisória após a cirurgia evitando o uso de próteses removíveis - Foto André Santos
Doutora Luciana Melo destaca que com a técnica fixa-se uma coroa provisória após a cirurgia evitando o uso de próteses removíveis - Foto André Santos

O dente perdido ou a região desdentada, nos casos indicados, poderão ser reabilitados com a colocação de provisórios imediatamente sobre o implante colocado. A afirmação é da doutora em Implantodontia e Periodontia em Uberaba, Luciana Melo de Paula. Em algumas situações, segundo ela, nem os pontos são realizados dando a sensação ao paciente de que não houve cirurgia e com a estética totalmente satisfatória. “Com a carga imediata nas indicações adequadas isso é totalmente previsível”, frisa.

A doutora explica que este novo conceito de tratamento surge com o propósito de apresentar grande precisão, conforto e previsibilidade na estética no tratamento fixo. O tratamento carga imediata, ou dentes no mesmo dia, consiste em coroas ou próteses provisórias que se fixam ao implante logo após a sua inserção no osso. Esclarece que as próteses utilizadas na carga imediata são provisórias e meses depois devem ser substituídas pelas definitivas.

Entre os benefícios da carga imediata, está a redução do tempo de tratamento, pois, segundo Luciana, com a técnica pode-se substituir um dente com grande rapidez. Enquanto no método convencional é necessário um tempo de espera para regeneração óssea, cerca de dois a seis meses até ser possível confeccionar a prótese definitiva. Na carga imediata fixa-se uma coroa provisória após a cirurgia evitando o uso de próteses removíveis e, consequentemente, garantindo a satisfação estética e funcional do paciente. 

Outro ponto positivo, é que apenas uma cirurgia é realizada sem a necessidade de uma segunda intervenção para a reabertura dos implantes. Além disso, acrescenta que a novidade evita a aparência com falta de dentes e o desconforto das próteses removíveis, porque as próteses de carga imediata substituem a falta de dentes. “O problema da aparência desdentada desaparece, assim como a dificuldade de adaptação às próteses removíveis, e, o que é ainda melhor, eliminam-se os problemas psicológicos associados à falta de dentes”.

As vantagens da carga imediata incluem a possibilidade de usufruir de dente fixo no mesmo dia; tempo cirúrgico único; a aparência estética é instantaneamente melhorada; melhor preservação do osso e contorno gengival; o contorno da prótese (coroa) é mais natural; aplicam-se de imediato as próteses fixas de transição; melhora da autoestima e conforto do paciente. Para o sucesso da carga imediata, vários fatores serão avaliados pelo profissional, explica a doutora. Em casos contraindicados, o tratamento tradicional, que leva algumas etapas, pode ser uma excelente opção. 

 

Conclusão - A carga imediata é uma excelente solução para quem opte por ter dentes no mesmo dia, porém, Luciana explica que nem todas as pessoas são candidatas a este tratamento. O dentista, após análise de diversos fatores e radiografias computadorizadas, esclarece, poderá ou não aconselhar o tratamento. Cita que existem alguns requisitos a considerar, tais como a saúde bucal e geral, a qualidade e quantidade óssea e a oclusão do paciente. Garante que a experiência e habilidade técnica do dentista contribuem para o sucesso do tratamento através da eliminação dos riscos advindos de uma técnica ou indicação incorreta.

 

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias