O que aconteceu com o Praça Uberaba Shopping?
O empreendimento veio com a promessa de desbancar o Shopping Uberaba. Ficou no meio do caminho e luta hoje para se destacar.
Uma construção imponente em uma região nobre de Uberaba valoriza casas em contato com a natureza. Ali na Vila Olímpica bem no começo da Univerdecidade está o Praça Uberaba Shopping, empreendimento de cinco pavimentos com capacidade enorme de lojas, porém vazio.
Hoje vim falar de uma promessa não completamente cumprida desde o início, algo que particularmente me deixa muito triste por gostar muito do lugar. Não existem muitas informações facilmente disponíveis do Praça.
Alerto que vou observar alguns erros flagrantes, cheio de opiniões pessoais e um pouco de teoria do Marketing.
Vai ter muito achismo no meu texto, vou ser mais breve do que no texto anterior. :P
Contextualizando
O Praça Uberaba é um empreendimento que marcou época em Uberaba, e até a construção da obra da Itaipava, figurava entre os maiores empreendimentos inaugurados de todos os tempos da cidade.
Com espaço para 144 lojas, possui cinco pavimentos. O projeto previa cinco lojas âncoras (lojas como Americanas, Kinoplex, Riachuelo, etc) cinco lojas semiâncoras, boliche (o que é até hoje uma inovação para a cidade) supermercado Bahamas Mix, 17 restaurantes de Fast-Food, 1600 vagas de garagem. Um monstro que inevitavelmente colocaria em xeque a supremacia do Shopping Center Uberaba.
Não era possível deixar de esperar comparações entre os dois empreendimentos, o que fez com que todos imaginassem que um Shopping superaria o outro. Era uma promessa realmente de desbancar ou ao menos elevar o nível de exigência entre os consumidores da cidade.
Tudo ia mudar só que não rolou.
Imagem 01: Fachada do Praça Shopping Uberaba
Empreendimento Brisas
Bem ao lado do Praça Shopping e com a estrutura integrada por uma rampa, na traseira do mall está o prédio Brisas Condomínio Resort. É um empreendimento que caminhou devagar ao longo dos anos. O Condomínio foi lançado praticamente ao mesmo tempo. Apesar de não possuir conexão direta com o Praça, inevitavelmente influencia na imagem de “inacabado”, causa um desconforto, é estranho. O prédio recebeu alguns embargos na escavação, possui vendas um pouco tímidas, ao longo dos anos viu os interessados se distanciando do sonho de morar lá.
Na minha opinião esse empreendimento inacabado gera uma imagem ruim. Podem discordar, é complicado e desvalorizador ter aquele esqueleto inacabado lá. Muita gente associou um e outro.
Cultura de Uberaba
Uberaba é uma cidade muito tradicionalista, com posicionamento político predominante conservador. O povão acostumou-se a ir ao centro da cidade, Rua Artur Machado, Avenida Leopoldino de Oliveira, Prudente de Morais, locais que eram e são até hoje de muita procura em lojas. A rua Artur Machado em especial já vinha sentindo a queda na procura e fechamento de algumas lojas ali no quinto quarteirão que, mesmo com esforços, não rolou.
Uberaba possui famílias tradicionais, já estão há algumas gerações como comerciantes, fazendeiros, pessoas que há muito tempo empreendem. A cidade antes pequena, comércio muito regionalizado, todos conheciam todos (ao menos os mais influentes).
Estou afirmando que uma boa parcela de grandes comerciantes faz negócios uns com os outros, mais facilmente por conhecer o colega. Gente que cresceu, estudou, hoje faz negócios ou deixa de fazer por conhecer. Qual a intensidade? Vai depender muito do nicho de mercado.
O Praça Shopping perdia nesse quesito para o Uberaba Shopping Center, uma família tradicional de Uberaba encabeçou o negócio muitos anos. Pessoas compram de pessoas e fazem negócio com quem conhece. Aqui em Uberaba é assim.
Essa interação entre Uberaba e o Shopping Praça devia ter sido melhor planejada, os erros dela careciam de melhor observação da minha parte.
O Cavalo arriado passou
Olhando de fora vejo que perderam uma chance de ouro quando o comércio no centro estava abalado pelas obras do “Agua Viva”. Por um longo período no centro da cidade a Prefeitura realizou uma obra contra enchentes. Imagine você a principal artéria de Uberaba, Avenida Leopoldino de Oliveira, aberta sem como transitar, comércio enchendo de poeira, cliente incomodado, um verdadeiro caos.
O momento passou e o Praça poderia ter “pesado a mão” no empenho de trazer lojas como Casas Bahia, Lojas Cem, Drogasil, Pernambucanas, Ricardo Eletro (na época aberto) Magalu, tantos outros. Não seria uma sacanagem com um tradicional ponto, seria uma renovação pra cidade que merecia ter outro pólo comercial forte.
Demorou para que o praça mesmo com diferenciais de atração, trouxesse o uberabense para dentro com eventos. Ao longo dos anos houve alguns bons eventos como Sant Patrick Day, Copa Triângulo Mineiro de Mountain Bike dentre outros.
Hoje estão se empenhando muito e acho louvável ta de parabéns!
Erro de Posicionamento
No Marketing trabalhamos com um princípio que se chama Posicionamento de negócio e marca. O posicionamento é como o seu negócio projeta-se para seu cliente e seus concorrentes. Mais importante de tudo é como todos percebem o negócio ou produto e não como o empreendedor quer projetar.
Uma das falhas que observo ao longo da trajetória do Praça Shopping foi o seu posicionamento de marca.
Um erro que Phillip Kotler, pai do Marketing nomeia como Posicionamento Confuso. Segundo KOTLER (2018): “Posicionamento confuso – É o resultado decorrente de mudanças frequentes e mensagens contraditórias. Por exemplo, como podemos dizer que somos um produto premium se oferecemos menos do que o nosso concorrente que é mais barato?”
Uma comparação real dessa teoria que afirmei aqui é Wanessa Camargo, lembra? Diga o que ela canta? Sertanejo? Pop Internacional? Romântica? Onde é que você por definição enquadraria a cantora?
O mesmo erro se aplica ao Praça Uberaba Shopping ao longo dos anos. O Slongan do Shopping é “Exclusivo para você”, no entanto, não fica claro que exclusividade é essa? Exclusivo para quem? Para as famílias? Jovens? Isso deveria ocorrer com as suas ações, propagandas, eventos, etc. Alguém consegue definir?
Um trecho que quero comentar foi o episódio recente de “Encontro de Tik Tokers promovido dentro do shopping. No dia 5 de março de 2023 era pra ser uma festa com muita juventude que terminou com confusão e virou notícia.
Imagem 02: Correria no interior do Praça Uberaba.
Quando se pretende fazer um evento é preciso ponderar calmamente sobre os prós e contras. Um erro de posicionamento claro foi esse evento. As lojas que lá estão representam realmente esse tipo de cliente que freqüenta, ou que deveria freqüentar o Praça?
Jovem é exagerado, busca auto-afirmação social, vai fazer barulho, aparecer, é normal. O erro foi fazer o evento num ambiente que não é adequado ao Shopper, o consumidor que vai com seu carrinho de bebê pra subir o ticket médio não vai se agradar, vai embora, vai postar na rede social a má experiência. Tudo ficou pior com os jovens fora de controle sendo preciso que a Polícia controlasse o tumulto com bombas de gás. Foi um erro fatal para o shopping e para a imagem.
Teriam mais exemplos e considerações porém acho que já é suficiente.
O Futuro do Praça
Penso que a equipe competente do Shopping Center Praça Uberaba tem ralado bastante para segurar a barra. Tivemos ao longo do seu tempo de existência cortes de energia por falta de pagamento, refugo da Centauro mesmo após anunciar chegada, lojas ainda não inauguradas mesmo após 7 anos de vida. Realmente o Praça não tem muita sorte.
Acredito que a equipe começou a “desfazer” a sua imagem de erro trazendo eventos para o lugar. Penso que talvez o sistema de alugueis e os preços operacionais pudessem ser revistos. Escadas rolantes desligadas, ar condicionado não funcionando e metros e mais metros de galerias sem loja pesam muito na imagem.
Seria interessante para o empreendimento um Reboot. Desliga tudo, reposiciona como marca, busca integrar a cultura da cidade e reinaugura. BOOOM!!!
No ciclo de vida de um produto por vezes é necessário relançar para a fase de maturidade se consolidar e ser mais duradoura. Praça Shopping Uberaba merece ser sucesso e a cidade merece ter ele por aqui. É preciso se reinventar, se reciclar, se reposicionar pra que ele seja um gigante branco e não um elefante.
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Essas são minhas opiniões singelas de especialista. Semana que vem vamos trazer outro case, outro negócio vai estar “Na mira do Marketing”.
Vinicius é Jornalista formado pela Uniube, Especialista em Marketing e Mídias Digitais pela Fundação Getúlio Vargas - FGV.
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