PMU
Frio

Por quê as dores aumentam no frio?

Por quê as dores aumentam no frio?

06/08/2019 06h00
Por: Redação

Você já ouviu alguma previsão do tempo, como: “Minha coluna dói. O tempo vai esfriar”? Se nunca ouviu, saiba que isso não é incomum. Quase 70% das pessoas que sofrem com algum tipo de dor relatam piora dos sintomas quando a temperatura cai.

O reumatologista, Dr. Carmo de Freitas, convive com essas queixas há décadas e explica: “Não é exatamente a temperatura mais baixa que faz as dores aumentarem, mas sim a mudança na pressão do ar”.

Segundo o especialista, a pressão atmosférica é como o peso do ar que se encontra em torno do nosso corpo. “No calor, a pressão é mais alta ou forte. Assim, o local lesionado tende a inchar menos. Quando o clima fica mais frio, a pressão costuma diminuir, o que leva a uma maior expansão da articulação que está dolorida devido ao problema crônico que não foi tratado. Daí vem o aumento do incômodo, que faz a pessoa pressentir a mudança do tempo”, esclarece o médico que é membro da Sociedade Brasileira de Reumatologia.

Além da questão associada à pressão atmosférica, ele explica também que, com o frio, o suporte sanguíneo tende a apresentar deficiência, levando à queda no metabolismo, limitação nas articulações e alterações biomecânicas e posturais, que dificultam alguns movimentos do corpo. “Tudo isso colabora para o aumento das dores, em especial na coluna e nas articulações”, destaca.

 

Cuidado com a automedicação - Nesses períodos de aumento do frio e, consequentemente, da dor, é comum as pessoas recorrerem à automedicação. Mas o reumatologista alerta: “o correto é tratar a origem do problema e não apenas aliviar os sintomas. Remédio sem prescrição correta pode aliviar uma dor e causar outros problemas. Quem sente dor com frequência precisa procurar orientação profissional”.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias