Mosaic
Política

Senador Rodrigo Pacheco quer Luiz Guaritá prefeito

Durante o encontro foi confirmado que o DEM terá uma chapa formada por candidatos a vereadores

30/11/2019 06h00
Por: Redação
Presidente estadual do DEM, senador Rodrigo Pacheco, destacou os predicados de Luiz Guaritá - Foto: Divulgação
Presidente estadual do DEM, senador Rodrigo Pacheco, destacou os predicados de Luiz Guaritá - Foto: Divulgação

 

Maria das Graças Salvador

O Democratas (DEM) realizou nesta sexta-feira (29) um grande encontro para realizar novas filiações partidárias, com vistas nas Eleições 2020, que contou com mais de 500 pessoas. 

No encontro, lideranças do DEM e de outras siglas partidárias, dentre elas, a do presidente estadual do partido, o senador Rodrigo Pacheco, e a estrela maior da sigla em Uberaba, o presidente Luiz Guartiá Neto.

Guaritá abriu o encontro ressaltando a importância do Democratas em Uberaba, com o trabalho realizado pelo ex-prefeito Hugo Rodrigues da Cunha, do próprio Guaritá, de Marcos Montes e de Paulo Piau, já que o DEM foi o partido da origem política do prefeito. O presidente da sigla em Uberaba destacou que o DEM tem sonhos futuros para Uberaba. “O DEM vai ter participação decisiva na indicação do próximo prefeito em Uberaba”, disse Guaritá. E homenageou os ex-presidentes do partido, Pedro Walter Barbosa, Marcos Garcia, Marco Túlio Paulinelli, José Vitor Aragão e Eclair Gonçalves. 

Na sequência, Guaritá passou a palavra para o presidente da Câmara Municipal de Uberaba, Ismar Marão, que preferiu não usar a palavra e quebrou o protocolo ao passar a palavra para o vereador Almir Silva (PL), para falar em nome do Legislativo. Um gesto simbólico, já que é esperada a filiação de Almir ao DEM. 

Já o prefeito Paulo Piau falou da alegria de participar do encontro, afinal, lembrou, que foi pelo DEM que foi eleito por três vezes para deputado, além de encontrar velhos amigos. Piau destacou que o grupo político que está com ele na administração é composto por vários partidos e espera que a sua sucessão seja preenchida por um candidato de um dos partidos da coalisão. 

Outra pessoa que já foi filiado ao DEM, o deputado Heli Andrade ressaltou o trabalho realizado pelas administrações do PFL, nome anterior do DEM. 

Já o senador Pacheco, presidente do DEM em Minas, ressaltou que o DEM possui papel importante no governo federal, já que possui as presidências das duas Casas, a Câmara e o Senado, e contribui para a aprovação dos projetos macros do governo Bolsonaro e que garante o crescimento do país. “O DEM cresceu muito no Brasil nas últimas eleições, com a formação de uma bancada forte, tendo eleito os dois presidentes do Congresso Nacional, o senador Davi Alcolumbre e deputado Rodrigo Maia”, afirma.

“O DEM ocupa uma posição estratégica não somente no país e em Minas, mas em Uberaba, que é considerado como um dos principais municípios do Estado. Uberaba é onde o partido é mais organizado, tendo papel muito importante. Uberaba sempre foi uma cidade tradicional do partido, talvez a cidade com maior número de filiados em Minas, são quase 5 mil. Esta é uma reunião que organiza o partido internamente em um momento importante, que é às vésperas das eleições municipais. Uberaba é uma cidade estratégica para Minas Gerais e, como filiado e presidente da sigla no Estado quero o município continue neste ciclo de desenvolvimento. Por isso queremos Luiz Guaritá como prefeito de Uberaba”, observou o presidente do DEM estadual.

Pacheco também destacou que o DEM é um partido que está forte, acolhendo diversos segmentos da sociedade nos seus quadros, tornando-se muito competitivo nas eleições de Uberaba. “Se haverá cabeça de chapa ou não, é uma decisão do Democratas de Uberaba e eu como presidente do DEM Minas Gerais vou esperar as decisões dos colegas daqui. Mas a gente sempre quer muito ser cabeça de chapa, o protagonismo, até pelo perfil do partido de transitar bem em todos os lados, encontrando soluções pacíficas”, disse, observando que o nome de Luiz Guaritá Neto é consolidado e reúne várias características pessoais importantes. “Ele é reconhecido por ser uma liderança política muito forte, foi prefeito de Uberaba muito bem avaliado, hoje administra muito bem a Codau, uma empresa nacionalmente reconhecida. É um administrador público de mão cheia, entende de administração e como candidato o DEM estaria muito bem representado. Ele tem apoio das lideranças do Brasil, não só do partido em Minas como do partido em nível nacional com presidente da Câmara Federal e do Senado.  Aquele que se dispuser aceitar o desafio de ser prefeito de Uberaba deve ser uma pessoa que tenha um bom trânsito político no governo federal e estadual, e Guaritá reúne esses predicados.”

Ontem, durante o encontro, foram realizadas 40 novas filiações e o senador lembrou que não somente o encontro, mas as novas filiações marcam um momento de reestruturação do DEM, com vistas às Eleições de 2020. 

 

Legislativo – Durante o encontro foi confirmado que o DEM terá uma chapa formada por candidatos a vereadores e as novas filiações trazem várias lideranças. Guaritá ressaltou que na sucessão municipal o DEM terá cadeira presente nas decisões das escolhas políticas para Uberaba. “Porque o partido não acredita na polarização da esquerda ou da direita, ou conflitos ideológicos, mas no centro e na concordância democrática, que são dois pontos cruciais para conseguir resolver o país.

No encontro foi deixado claro que o partido já está com a chapa para o Legislativo completo e que a meta é eleger de 3 a 4 vereadores.

Vale lembra que várias lideranças conhecidas se uniram à fila do DEM. Entre elas, os

ex-vereadores Massuó Mashiama, Elmar Humberto Goulart, Lourival dos Santos e Edvaldo Santos. Além de lideranças de bairros e novos nomes para disputar as cadeiras na Câmara Municipal na eleição de 2020. Também assinaram ficha de filiação os empresários José Vitor Aragão Netto, José Roberto Bertoldi, Dourvalino Foscarine, Amir Reston Ali, Eduardo Neto, Elsi Costa Júnior, José Toubes Neto, Carlos Wazir e o médico Platão Fischer Puhler.

 

Majoritária – Guaritá confirmou que as costuras com vistas à disputa majoritária estão avançadas e uma grande aliança está sendo formada, mas desconversa sobre o nome para a cabeça de chapa. Luiz Neto voltou a afirmar que o nome escolhido deverá ser em comum acordo com todas as lideranças. “Não tenho a pretensão. Mas se a abordagem for sobre responsabilidade eu tenho ela nas mãos. Para que Uberaba possa sair vitoriosa, deverá ter um nome de consenso e acima de tudo que alguém possa pensar Uberaba do futuro, por que as transformações sociais estão aí, são muito rápidas e precisamos olhar o nosso presente com a experiência do passado, mas com os olhos no futuro. Meu nome nunca está à disposição, por que a gente nunca é candidato de si próprio, o que a gente tem que fazer é estar à disposição para trabalhar em um caminho que seja comum, e isso eu estou de corpo e alma”.

Sobre aliança partidária, Guaritá confirmou que está mantendo conversas com o presidente do PSL em Uberaba, deputado estadual Heli Andrade, que também é cotado nos bastidores políticos como pré-candidato a prefeito, o líder do PSD, Marcos Montes, e com o próprio prefeito Paulo Piau (MDB) e o deputado federal Franco Cartafina (PP). 

O evento foi muito prestigiado, com muitos pré-candidatos majoritários, como Dê da Só Faróis, Elisa Araújo (Novo), Alexandre Pádua, além de outras lideranças como Lawrence Borges, Hernani Andrade (PTB), Jacob Estevam (PDT), Alexandre Carlos (Patriota), Sandra Wazir (PSDB), Herval Kobauashi (Rede), Gledston Moreli PSC), secretários municipais, empresários, representantes da sociedade organizada como José Peixoto, presidente da Aciu, Rivaldo Machado Borges o próximo presidente da ABCZ e Gilberto Dias presidente do Sindicato Rural. Também estiveram presentes o deputado Heli Grilo, o presidente da Câmara Municipal Ismar Marão, os vereadores Chiquinho da Zoonoses, Almir Silva, Rubério Santos, Samuel Pereira, Cleomar Barbeirinho e Agnaldo Silva.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias