Coluna

Lawrence Borges

Bastidores

Bastidores

BastidoresBastidores por Lawrence Borges

30/11/2019 06h00
Por: Redação
Senador Rodrigo Pacheco, presidente do DEM de Minas Gerais, convoca Luiz Guaritá Neto para ser o candidato a prefeito - Foto: Divulgação
Senador Rodrigo Pacheco, presidente do DEM de Minas Gerais, convoca Luiz Guaritá Neto para ser o candidato a prefeito - Foto: Divulgação

DIA DE EVENTOS

Os eventos mais importantes de sexta-feira (29) estiveram lotados e bem prestigiados, iniciando o dia na Ceta pelo 1º Beabá de Comércio Exterior, que reuniu cerca de 200 pessoas. Na hora do almoço, os Democratas reuniram aproximadamente 500 filiados e simpatizantes no evento de filiação convocados por Luiz Guaritá Neto e, após o almoço, a Assembleia da Agência Regional de Desenvolvimento possibilitou o fechamento do dia com louros.

 

DEMOCRATAS

Renasceu o Democratas de Uberaba. Há vários anos a Dra. Eclair Gonçalves era a única que empunhava a bandeira do partido, tendo sido candidata a deputada federal sem qualquer apoio das lideranças municipais, a pedido de Rodrigo Pacheco (DEM). Com a saída de Paulo Piau (MDB) e Marcos Montes (PSD) diversos empresários, lideranças políticas também saíram do partido.

 

JUSTA HOMENAGEM

Sob a presidência de Luiz Guaritá Neto e articulação de Eclair Gonçalves, os Democratas realizaram uma big festa, onde homenagearam os antigos presidentes José Vitor Aragão, Pedro Walter Barbosa, Marco Túlio Paulinelli e

Marcos Garcia, e a própria Eclair, que fizeram parte da história do partido e de Uberaba.

 

LEMBRANÇAS ETERNAS

Todos os participantes relembraram do ex-prefeito Hugo Rodrigues da Cunha, exemplo de homem público, de moral ilibada, que construiu um legado na política uberabense, semeando inúmeras lideranças políticas.

 

PÉ NA COZINHA

A grande maioria da classe política da cidade de Uberaba é originária do antigo PFL, atualmente Democratas, seja os que estão no MDB, PSD, PSL e tantas outras siglas. Todos vivenciaram e participaram de alguma forma.

 

MOMENTO DE REENCONTRO

Velhos amigos, companheiros, que seguiram caminhos diversos puderam se reencontrar no evento dos Democratas. Mais parecia festa de reencontro de turma de faculdade do que evento político. Pessoas como Maria Batista Varotto, Donátila, Valtinho Barbosa eram reverenciados e paparicados por todos.

 

EVENTO SUPRA-PARTIDÁRIO

O evento contou com a presença de diversas lideranças políticas do grupo que elegeu o prefeito Paulo Piau, como de opositores. A composição da mesa foi bastante peculiar, Guaritá convidou o maior opositor do governo Paulo Piau e financiador da campanha do ex-deputado Lerin para representar todos os demais partidos políticos presentes. Uma demonstração de construção em favor da cidade.

 

PREFEITÁVEIS

Dê, da Só faróis (PSC), Elisa Araújo (Novo), Sandra Wazir (PSDB), Alexandre de Pádua (Patriotas) fizeram questão de participar do evento, sendo inclusive aplaudidos por todos os presentes. Mais um exemplo de respeito pelo que foi e será o Democratas de Uberaba.

 

GUARITÁ

O ex-prefeito e presidente do DEM Uberaba Luiz Guaritá Neto pregou a união em favor de Uberaba, no sonho de uma cidade desenvolvimentista, com oportunidade para todos, finalizando com a frase que sempre o acompanhou. “Um sonho que se sonha sozinho é apenas um sonho, mas o sonho que sonhamos juntos poderá ser uma realidade”.

 

ALMIR NO DEM

O presidente da Câmara Municipal Ismar Marão (PSD), convidado para falar, agradeceu a todos e pediu desculpas para quebrar o protocolo, e convidou o vereador Almir Silva (PL) para discursar em nome do Legislativo. Segundo Marão, o vereador Almir Silva, no momento correto, migrará para o DEM, como já mencionado pela coluna BASTIDORES.

 

PIAU

O prefeito Paulo Piau (MDB) iniciou suas palavras ressaltando a importância do antigo PFL, atual Democratas, lembrando que foi eleito três vezes deputado estadual pela legenda, e, subliminarmente, disse: “estou no MDB, mas o próximo prefeito poderá ser de qualquer legenda da base, direcionando para Luiz Guaritá Neto. Todos entenderam o recado!

 

SENADOR RODRIGO PACHECO

Após fazer as considerações políticas nacionais e regionais, o senador Rodrigo Pacheco (DEM) não poderia ser diferente de qualquer presidente de partido político. Disse que seu filiado mais ilustre, prefeito da cidade de Uberaba, convocando Luiz Guaritá Neto para que seja candidato a prefeito.

 

SINAIS OCULTOS

Poucas pessoas perceberam que uma das filiações mais esperadas era do empresário Carlos Wazir, irmão da delegada Sandra, presidente do PSDB, e amigo pessoal do ex-governador e atual deputado federal Aécio Neves. A filiação de Wazir no DEM é sinal que o PSDB indicará Sandra Wazir para vice-prefeita.

 

PORTEIRAS FECHADAS

A chapa de vereadores dos Democratas já está pronta, não havendo espaço para nenhum pretendente. Segundo informações dos articuladores, possui a expectativa de ter 32 mil votos, fazendo 3 a 4 vereadores, dentre eles Edvaldo Santos, Massuó, Ademir Vicente, Afrânio Prata, e muitos outros.

 

DEBANDADA

Diversos militantes do Partido Novo estão desfiliando. Muitos estão retornando aos partidos de origem. O argumento é de que o partido é engessado e não aceita fazer o principal, dialogar com outras legendas. Muita conversa e pouca coisa concreta.

 

GAFE

O cerimonial dos Democratas cometeu uma gafe ao anunciar este colunista, alegando que era presidente do Partido Verde. Todos ficaram surpresos, inclusive o colunista.

 

IMPASSE

Reunião na Promotoria de Justiça, ontem, com representantes da Secretaria Municipal de Saúde e da Superintendência Regional de Saúde, deixou acordado que o Estado devolva a senha de regulação de leitos para o município de Uberaba.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias