Mosaic
Software

Fiemg e Simefu capacitam técnicos em software de usinagem

A capacitação é realizada até o dia 18 de dezembro

03/12/2019 06h00
Por: Redação
O curso conta com 12 técnicos de empresas associadas e três instrutores do Senai - Foto: Divulgação
O curso conta com 12 técnicos de empresas associadas e três instrutores do Senai - Foto: Divulgação

A Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) - Regional Vale do Rio Grande, em parceria com o Sindicato das Indústrias de Metalurgia, Elétrica e Fundição de Uberaba (Simefu), iniciou o Treinamento de Programação Mastercam 2019 e Operação Manual de Centro de Usinagem (CNC). A capacitação é realizada até o dia 18 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h, na unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) Uberaba.

O Mastercam é um software baseado em CAM – sigla em inglês para “manufatura assistida por computador” – com funcionalidades em CAD (desenho assistido por computador), utilizado para fazer a usinagem de peças com geometrias complexas. Já a usinagem CNC se dá por meio de uma máquina controlada por comandos numéricos, ou seja, é um processo de fabricação que utiliza computadores para automatizar máquinas e ferramentas em diversas etapas de produção.

O treinamento é promovido por meio do Programa Fiemg Competitiva, que desenvolve projetos focados no aumento da produtividade e competitividade da indústria. O objetivo é capacitar os técnicos das indústrias de metalurgia da cidade para identificar desenhos com maior nível de complexidade, modelar peças por software de usinagem, ortográficas e sólidas, criar geometrias de peças com alto nível de dificuldade, identificar qual a melhor ferramenta a ser utilizada em cada tipo de operação e criar ferramentas de corte dentro do software, de acordo com o catálogo de ferramenta ou com a necessidade da operação de usinagem.

O curso conta com o envolvimento de 12 técnicos de empresas associadas ao sindicato e três instrutores das unidades do Senai em Uberaba, Uberlândia e Patos de Minas. Eles serão multiplicadores do que aprenderem. A capacitação está sendo realizado pela CTN Tecnológica, fornecedora do software, e tem carga horária de 60 horas para o treinamento de programação Mastercam e de 12 horas para operação manual de centro de usinagem.

“Esse curso de CAD/CAM será um grande marco para a cidade de Uberaba. Vai treinar os profissionais filiados ao Simefu a serem mais competitivos com as indústrias dos grandes centros, como São Paulo, Paraná Santa Catarina e Rio Grande do Sul, pois temos o que há de mais avançado em software de programação no mundo”, afirma o sócio-proprietário da Bftech Indústria, Comércio e Serviços, Valter Francelino Júnior, um dos participantes do treinamento.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias