O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) realizou uma simulação de incêndio e desocupação predial na tarde de 30 de novembro. O treinamento, coordenado em conjunto com o Corpo de Bombeiros, preparou equipes assistenciais e grupo interno de brigadistas para situações que demandem a retirada de pacientes, profissionais e acompanhantes.
A ação foi planejada ao longo de um mês, sendo precedida por capacitações teóricas e pelo estabelecimento de um roteiro para orientar a atividade. Uma equipe de comando para liderar a intervenção incluiu profissionais de setores diversos, como Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho; Logística e Infraestrutura; Hotelaria e Educação em Enfermagem.
Na dinâmica, utilizaram-se recursos variados para tornar a situação mais realística: atores interpretaram pacientes, acompanhantes e curiosos, houve fumaça verdadeira, maquiagem para criação de hematomas e ferimentos nos pacientes fictícios, atendimento na área externa por parte do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - Samu - e até mesmo deslocamentos em ambulâncias