Prefeitura - Carnaval
Coluna

Cultura

Luiz Hozumi

Luiz Hozumi

Luiz HozumiProdutor cultural, publicitário, especialista em gestão e políticas culturais. [email protected]

05/12/2019 06h00
Por: Redação

VAZIO

Tão estranho é o vazio, como um sonho perdido na escuridão que nos adentra. Imperceptíveis que somos diante de tudo que não fomos e nem seremos. O silêncio que ensurdece repõe a vácua relação que destruímos entre sons aleatórios de falas insensíveis. O olhar se desfaz em memórias criadas sem visualizações. O toque sem sentido é um formigamento eficaz desligando sinapses. Ainda do gosto, amargo ou doce, que não sobrou nada. Tão estranho somos perdidos no vazio dos sonhos escuros que nos adentram. Tão vazios somos sem sonhos, sem luz, sem arte.

DIÁLOGO INSTITUCIONAL COM A CULTURA 

Prefeito Paulo Piau e secretários fazem mesa redonda na próxima segunda, dia 09 de Dezembro às 18h no Anfiteatro Silvio Cruz Robazzi no Conservatório Renato Frateschi. A 14a edição do Diálogo Institucional será com o segmento da cultura. Imprescindível a participação da classe artística, técnicos, produtores e agentes culturais da cidade.

 

ARTE ACESSÍVEL

Tradicional exposição relâmpago dos artistas Hélio Siqueira e Paulo Miranda acontece neste sábado, dia 07 de Dezembro das 9h às 19h. A mostra reúne todas as técnicas de criação dos dois e acontece em seu atelier na avenida Elias Cruvinel 1758. As obras estarão disponíveis para venda com valores acessíveis, como o próprio nome da exposição. Hélio Siqueira e Paulo Mirando são dois dos artistas mais expressivos de Minas e do país.

 

ECAU APRESENTA ESPETÁCULO DE TEATRO

A Escola de Cultura e Arte de Uberaba, ECAU, apresenta o espetáculo de teatro “A vida na grande cidade” na próxima terça, dia 10 de Dezembro às 19h30 no Teatro Municipal Vera Cruz. A peça é baseada no quadrinho “Nova York - A vida na grande cidade” e tem direção cênica de Mário Cortês e direção coreográfica de Luciana Costa. Haverá ainda exposição “Desenhando e pintando a vida na grande cidade” sob a orientação da professora Elisa Carvalho, painéis de fotografia “Uberaba: ausência e movimento” e perfomance “Quadro Vivo” sob orientação da professora Lizandra Calife. A entrada do evento é gratuita. 

AUDIÇÃO MUSICAL PARA MARCAR A MEMÓRIA

“Páginas Inesquecíveis” é a audição musical preparada pelas professoras Olga Maria Frange de Oliveira, Adriana Aparecida Gomes de Queiroz e Ana Maria de Araújo Mancebo, com apresentação na sala Cecília Palmério neste sábado, dia 07 de dezembro às 15h30. Entre os autores selecionados constam: Grieg, Beethoven, Tchaikovsky, Debussy, Haydn, Villa-Lobos, Chico Bororó, Brahms, Chopin, Schumann, Mendelssohn, Kreisler e Romeo Dionesi. Ao piano, talentos da nova geração, como: Ester Ponciano, Kamile Krolow. Anita Ribeiro, Sofia dos Santos, Ana Luisa Elias, Luiza da Lapa, Maria Clara dos Santos, Lauanna Galvão Siqueira, Rodrigo de Carvalho Garófalo, Ana Clara Ribeiro, Scarlet Santos de Oliveira Gomes e Pedro Donizete Rogério Júnior. No elenco de veteranos figuram: Mirtes Silva Fleury, Paulo Henrique Souza de Almeida, Alessandra Beatriz Carneiro Gonçalves Alves e Maria Cristina Santana Schroden de Paula. “Páginas Inesquecíveis” terá participação especial da flautista uberabense Mariana Faria Scander. Na parte final serão executadas três composições do compositor italiano Romeo Dionesi, em primeira audição nos palcos uberabenses. O evento é gratuito e certamente será inesquecível. 

Mariana Scander faz participação especial na audição “Páginas Inesquecíveis”

Mariana Scander faz participação especial na audição “Páginas Inesquecíveis”

 

ÍCONES DO SERTANEJO, ZEZÉ DE CAMARGO & LUCIANO SE APRESENTAM EM UBERABA

Top Entretenimentos assina a realização do Buteco do Jockey, que trará à Uberaba neste sábado, 7 de dezembro, a partir das 22h, no Jockey Park, uma das duplas mais amadas do Brasil: Zezé Di Camargo & Luciano,  que conquistou o país com a sua “É o amor”, em 1991.  A trajetória é lotada de sucessos que eles cantarão para os fãs. Além de Zezé & Luciano, o Buteco do Jockey ainda apresentará shows com  as duplas Guilherme & Benuto e Hugo & Guilherme. 

 

ACADEMIA BETH DORÇA APRESENTA O REI LEÃO

Espetáculo de dança da mais tradicional academia de Uberaba, a Beth Dorça, estreia neste sábado, dia 07 às 19h no Teatro Joubert Carvalho e na próxima quarta, dia 11 no Teatro Sesiminas Uberaba Às 19h30. Com direção de Michelle Dorça este ano a academia apresentará “O Rei Leão”. 

 

CONSERVATÓRIO RENATO FRATESCHI APRESENTA ÓPERA 

A ópera “Do Insano ao Sublime” será apresentada nesta quinta, dia 05 de Dezembro às 20h, no Salão de Atos do colégio Marista Diocesano e visa explorar e ampliar a prática musical dos alunos do coro lírico do conservatório estadual de música Renato Frateschi. O evento teve iniciativa da professora de canto e canto coral, Marcela Manucci. O coro Lírico é formado por alunos do 3º, 6º e 7º ano do curso de educação musical do conservatório. Os solistas são alunos do curso técnico em instrumento-canto e do curso de canto em educação musical e integram o elenco principal da ópera. O projeto conta com a parceria do professor Daniel Lopes, pianista correpetidor, da professora Cristina Arruda, diretora artística da ópera, do maestro Eliezer Thiago e orquestra Municipal de Uberaba.

 

AGENDA DA FUNDAÇÃO CULTURAL DE UBERABA

Agenda do fim de semana de 05/12/2019 a 08/12/2019

 

05/12 | Feira Gastronômica

Natal Iluminado

Praça do Quartel | 19h

 

06/12 | Feira Gastronômica 

Natal Iluminado

Praça Dom Eduardo | 19h   

 

07/12 | Apresentação do Circo do Povo 

ABCZ | 13h

 

07/12 | Batalha do Calçadão - Última edição do ano 

Calçadão da Artur Machado | 16h

 

07/12 | FeirArte

Natal Iluminado

Praça Jorge Frange | 19h

 

08/12 | FeCult - Especial Dia do Samba 

Fut&Samba e Convidados 

Feira da Abadia | 10h

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias