Prefeitura - Carnaval
Caixa

Caixa orienta prefeituras da região sobre contratos e convênios

No encontro, a equipe da Caixa tirou dúvidas, bem como apresentou as mudanças no regramento jurídico

06/12/2019 06h00
Por: Redação
Equipe da Caixa discutiu com os representantes dos municípios os convênios em curso e, especialmente, tirou dúvidas - Foto: Lúcio Castellano/Amvale
Equipe da Caixa discutiu com os representantes dos municípios os convênios em curso e, especialmente, tirou dúvidas - Foto: Lúcio Castellano/Amvale

O Dia “D” da Caixa (Caixa Econômica Federal), na Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande), sediada em Uberaba, foi realizada na quarta-feira (4). Na oportunidade, o superintendente regional da Caixa/Triângulo, Luís Carlos Alves, apresentou aos gestores municipais presentes a nova gerente de Filial/GIGOVUB (Gerência Executiva de Governo/Uberlândia), Romina Beatriz Silva Moura.  

No encontro, a equipe da Caixa discutiu com os representantes dos municípios os convênios em curso e, especialmente, tirou dúvidas, bem como apresentou as mudanças no regramento jurídico. A iniciativa, de acordo com Luís Carlos Alves, isto é, esse contato direto da Caixa também será realizado nas demais associações microrregionais da área da Superintendência Triângulo que engloba 75 municípios do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas. 

“O objetivo é focado no que a Caixa pode melhorar na prestação de serviço para os municípios, enquanto agência de repasse do Governo Federal”, observou o superintendente. Diante da redução significativa de repasses a Fundo Perdido, em contrapartida disse Luís Carlos Alves, a instituição criou, com recursos próprios, linhas de financiamento voltadas para que os municípios pudessem suprir suas necessidades de estar realizando obras de infraestrutura, saneamento, construção de creches, postos de saúde, escola, asfalto, tratamento de água e esgoto.   

Em sua exposição, Romina Moura enfatizou as alterações referentes à Portaria 424, advindas da Portaria 558, na operacionalização dos contratos de repasse. Também detalhou pontos relacionados com o Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), atuação da Caixa na área de estruturação de projetos, concessão e PPP (Parceria Público-Privada) área nova da Caixa. E transmitiu uma boa notícia aos gestores: “A expansão da assistência técnica da Caixa a todos os municípios da área da nossa Superintendência Triângulo, cujos gestores serão atendidos pelos supervisores de governo da unidade”. 

Romina Moura falou, também, sobre o novo produto denominado “Caixa Políticas Públicas”, cujo objetivo é prestar serviços às prefeituras de acordo com as demandas. Sobre o Finisa, ela qualificou como de “extrema importância”, tanto pela agilidade quanto pela variedade de aplicação. Existe para facilitar a vida dos municípios”, diz.

Ao destacarem a Caixa como “a grande operadora e responsável pelos repasses dos programas governamentais”, o vice-presidente da Amvale e prefeito de Sacramento, Wesley de Santi de Melo, e o secretário Executivo da entidade, José Luiz Alves, agradeceram ao superintendente Regional da Caixa/Triângulo, Luís Carlos Alves, e ao gerente Regional de Governo, Gilmar Passos, pela presença e apoio para a realização do evento. “Essa proximidade dos municípios com a Caixa é altamente importante. Agora, com a nova titular da GIGOVUB, esperamos estar estreando um novo modelo de gestão e de maior proximidade das prefeituras associadas à Amvale com a Caixa”, completou José Luiz Alves.  

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias