Prefeitura - Carnaval
Legislativo

Presidente da Câmara comemora fim do impasse sobre regulação

O governo de Minas havia bloqueado o acesso de Uberaba ao sistema

07/12/2019 06h00
Por: Redação
O presidente da Câmara Ismar Marão comemora a liberação de acesso do município ao sistema de regulação de leitos do Governo Federal - Foto: Rodrigo Garcia/CMU
O presidente da Câmara Ismar Marão comemora a liberação de acesso do município ao sistema de regulação de leitos do Governo Federal - Foto: Rodrigo Garcia/CMU

Durante sessão plenária, o presidente do Legislativo, Ismar Marão (PSD), comemorou o fim do impasse sobre a liberação do acesso ao sistema de regulação de leitos hospitalares em Uberaba.

O parlamentar havia demonstrado, anteriormente, preocupação sobre o assunto, uma vez que o governo de Minas havia bloqueado o acesso de Uberaba ao sistema. “O que significava que pacientes das UPAs teriam de esperar a liberação de vagas em hospitais por parte da Central de Regulação do Estado, sem qualquer participação dos técnicos do município”, explicou Marão. 

Segundo o presidente, afim de evitar que a situação se agravasse, mesmo com o impasse com o Estado resolvido, o secretário de Saúde, Iraci Neto, esteve em Brasília tentando buscar soluções. “O secretário solicitou junto ao Ministério da Saúde a liberação do acesso do município ao SisResg (Sistema Nacional de Regulação), do Governo Federal, responsável por controlar, monitorar e regular leitos e procedimentos ambulatoriais e também autorizar a liberação dos leitos”, disse. 

Após Iraci e o prefeito Paulo Piau terem protocolado o pedido no Ministério da Saúde para a liberação do acesso ao sistema, novas tratativas foram feitas, contou Marão. “O secretário executivo do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), Marcos Montes, solicitou diretamente ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, empenho no assunto. “Com a intervenção de MM, o acesso ao SisReg foi liberado quinta-feira (5). O secretário Iraci reforça que o sistema será uma ferramenta importante para dar mais celeridade ao processo, em se tratando da liberação de leitos para pacientes, tanto de Uberaba quanto da região, além de termos um processo mais transparente na regulação”. 

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, o Sistema SUSFácil, do Governo Estadual, ainda está sendo utilizado, mas a tendência é que seja gradativamente substituído pelo SisReg [Ministério da Saúde]. “Vou continuar acompanhando o processo e mantendo a população informada, pois Saúde é coisa séria. Iraci Neto e Marcos Montes se empenharam em resolver a situação, que poderia se agravar ao longo do tempo”, encerrou Marão.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias