Prefeitura - Carnaval
Coluna

Cultura

Luiz Hozumi

Luiz Hozumi

Luiz HozumiProdutor cultural, publicitário, especialista em gestão e políticas culturais. [email protected]

12/12/2019 06h00
Por: Redação

A DESPEDIDA

A memória, a lembrança, o olhar, o cheiro, o abraço, a benção, o conselho, as histórias, o amor, a despedida. O que fica quando partimos? O que nos sobra quando esvaímos? Qual parte continua na gente além do além? Da noite que chega, da tristeza que passa, da saudade que permanece? Onde encontramos a arte de viver, depois do viver? Há mesmo algum depois? Em algumas culturas sim, em outras não, em qual delas acreditar quando a perda é maior do que a esperança? Perdemo-nos para nos reencontrarmos?

A vida, esse sopro, será que é mais que isso? Ou não?  E enquanto isso é preciso continuar? E vamos, e vão, e fomos, e não somos mais. Tão confusos os sentimentos, as palavras, os momentos. Tão confusa a vida a ser vivida, a ser deixada, a ser lembrada. E de tudo que ainda vive em nós será eterna, nem que seja apenas a memória, a lembrança, o olhar, o cheiro, o abraço, a benção, o conselho, as histórias, o amor, a despedida. 

 

PREFEITO SE COMPROMETE COM A CULTURA

Na 14ª edição do evento “Conversa Institucional” prefeito Paulo Piau e secretários fizeram mesa redonda com profissionais das artes e da cultura da cidade. O evento aconteceu na segunda, dia 09 de Dezembro no Anfiteatro do Conservatório Renato Frateschi. O prefeito escutou as demandas do setor, principalmente em relação ao Sistema Municipal de Cultura e se comprometeu com um projeto de lei do executivo para que o Sistema volte a funcionar com os mecanismos de incentivo fiscal, dedução do ISS para empresas que patrocinem projetos culturais, e com fundo municipal de cultura, através de editais de fomento.

Piau ainda enviará a classe artística, através da Fundação Cultural de Uberaba, um relatório das atividades executadas em relação à cultura nos últimos 03 anos e as previsões para o último ano de mandato, conforme os tópicos apresentados por ele em campanha em 2017. O prefeito ressaltou as atividades da ECAU e da Orquestra Municipal que estão em pleno funcionamento, bem como o projeto Codau Cultural, apresentado e defendido por Luiz Neto, também presente no evento. A grande lástima da noite foi ouvir do secretário de fazenda, Wellington Fontes, que Uberaba não tem bons projetos culturais, o que foi refutado pelos presentes. Houve ainda solicitação do Conservatório sobre problemas do trânsito na porta da instituição, que ficou mais suscetível a acidentes após implantação do vetor, sem solução imediata ficou para análise posterior.

Resta aos artistas, técnicos, produtores, professores e demais profissionais envolvidos da cultura que os retornos sejam breves e com soluções para área. Cabe ainda maior participação da classe tanto para cobranças, mas inevitavelmente para ações. O Conselho Municipal de Políticas Culturais está com eleições abertas, Paulo Piau fez seu comprometimento com a cultura, se ele irá cumprir ou não só saberemos ao final de 2020, mas e o comprometimento do setor, acaba também no próximo ano? 

 

CANTORA EKENA EM UBERABA

Laboratório 96 apresenta Ekena, nesta sexta, dia 13 de dezembro a partir das 21h. A casa de shows recebe a artista que lançou seu primeiro disco em maio. Intitulado ‘Nó’, o álbum conta com 13 faixas autorais, que passeiam pelo folk e mpb. Ekena se desmancha no palco e leva o público do riso ao choro com sua performance e voz marcante. Ingressos disponíveis na plataforma Sympla. 

 

UBERLÂNDIA RECEBE PRIMEIRO FESTIVAL DE VINIS DE MINAS GERAIS

Evento acontece nos dias 14 e 15 de dezembro, no ginásio do Sesc Uberlândia, com entrada gratuita e propõe um formato inédito em Minas Gerais e interior do Brasil. Reunindo, em um único espaço, uma feira de expositores e colecionadores de vinis de todo o país; exposições de capas icônicas da música brasileira e uberlandense; uma mostra de toca-discos antigos; bate-papos com lendas das vitrolas do país e região; pocket shows com as bandas Dog Brothers, Regional Fogo na Roupa e Black Jack 21; além de 18 horas de discotecagem em vitrolas. O ginásio do Sesc Uberlândia fica na R. Benjamin Constant, 844 - Nossa Sra. Aparecida, com entrada pela avenida João Naves de Ávila. A entrada é gratuita. A programação completa pode ser acessada na página Festival Vinil é Cultura no Facebook. 

 

POESIA, MÚSICAS E HISTÓRIAS

Os artistas Kiko Pessoa e Myacol Mundoca fazem celebração de suas trajetórias de poesia, músicas e histórias em evento singular neste sábado, dia 14 de dezembro na Jorges Hamburgueria, às 22h. Um encontro de amigos e seus convidados que recebe o nome de “Nossas Composições e as Canções que Fizeram Por Nós”.

 

ACADEMIAS DE DANÇA ENCERRAM O ANO NO SESIMINAS

O Arte Movimento Studio de Dança apresenta o espetáculo “Artes em Movimento” nos dias 13 de Dezembro às 19h30 e no dia 14 de Dezembro às 17h e o espetáculo “O que você quer ser quando crescer” nos dias 17 e 18 de dezembro, ambos às 19h30. Já o Studio de Danças Giovana Franchi apresenta “Maktub XVIII o poder da música no dia 14 de dezembro às 21h e no dia 15 de dezembro às 19h30. As apresentações acontecem no Teatro Sesiminas e encerram o ano das academias de dança na cidade.  

 

AGENDA DE NATAL DA UFTM 

12 de Dezembro - 20h 

Musical Infantil: O Mágico de Oz - Alunos do Colégio FAS 

Auditório Esmeralda da UFTM com coleta de leite para doação 

 

13 de Dezembro - 20h 

Concerto Natalino - Orquestra Municipal de Uberaba 

Auditório Turmalina da UFTM 

 

14 de Dezembro - 20h 

Peça: O Velho Chico - Grupo Apoena 

Auditório Turmalina da UFTM com coleta de material de limpeza para doação 

 

Até dia 16 de Dezembro 

Exposição Literária e Exposição Natalina 

Saguão Centro de Pesquisa da UFTM com coleta de brinquedos para doação. 

 

AGENDA DA FUNDAÇÃO CULTURAL DE UBERABA

12, 13 e 14 de Dezembro - 19h 

Feira Gastronômica: Natal Iluminado - Praça do Quartel 

 

15 de Dezembro – 10h 

FeCult com Mané Galinha : Feira da Abadia 

 

16 de Dezembro – 16h 

Abertura: Feira de Artesanatos - Natal Cultural 

Galeria de Arte Rachel Machado