Limpeza

Triciclo da Codau vai cuidar da manutenção das lixeiras no centro

O veículo entrou em operação ontem e vai percorrer as ruas e avenidas de segunda a sábado, das 14h às 20h

13/12/2019 06h00
Por: Redação
Veículo começou a circular ontem e integra projeto de limpeza das ruas, avenida e praças - Foto: Divulgação/Codau
Veículo começou a circular ontem e integra projeto de limpeza das ruas, avenida e praças - Foto: Divulgação/Codau

A Codau adquiriu um triciclo que vai circular na área central da cidade para a limpeza das lixeiras instaladas. O veículo entrou em operação ontem e vai percorrer as ruas e avenidas de segunda a sábado, das 14h às 20h. “Neste primeiro momento vamos atuar com ele no centro e acreditamos que vai ser eficiente e mais ágil para fazer a manutenção rotineira das lixeiras que tem menos volume de lixo. Já estamos fazendo licitação para adquirir outros três triciclos, para ampliar este serviço”, explica o presidente da Codau, Luiz Guaritá Neto. A partir do mês de junho deste ano, a Codau instalou 200 novas lixeiras em Uberaba e reformou outras 140, totalizando 340 pontos de depósito de lixo, instalados estrategicamente em ruas de comércio e maior fluxo de pedestres.

O triciclo possui um compartimento tipo caçamba basculante, onde será armazenado o lixo recolhido das lixeiras. O próprio condutor do veículo fará a reposição de um novo saco de lixo nas lixeiras. E quando a caçamba estiver cheia, o motorista vai até o container da Codau mais próximo para esvaziar o compartimento.

No mês passado, a Codau instalou 20 containers para a destinação de lixo comum em sete praças de Uberaba. São elas: Rui Barbosa, Pôr do Sol, Abadia, Santa Terezinha, Dom Eduardo, Carlos Gomes e Gov. Magalhães Pinto (Quartel). Cada container tem capacidade para 1.000 litros e a retirada do lixo deles acontece de segunda a sábado.

A Codau salienta que a população também pode utilizar os containers para a colocação de lixo comum, mas alerta que deve ser inserido no interior do equipamento e não ao lado no chão, como já foi verificado em algumas praças, evidenciando atitudes errôneas por parte da população. Além disso, ressalta que o lixo cortante também deve ser embalado separadamente, enrolado em caixas de papelão, jornais ou garrafas pets vazias para não causar acidentes de trabalho nos coletores. Mesmo com a coleta dentro da programação, caso ocorra anormalidades como excesso de lixo ou colocação fora do recipiente, o cidadão pode colaborar com a limpeza do espaço, comunicando via Fale Codau – 115 e solicitando a manutenção devida.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários