Prefeitura - Carnaval
Coluna

Cultura

Luiz Hozumi

Luiz Hozumi

Luiz HozumiProdutor cultural, publicitário, especialista em gestão e políticas culturais. [email protected]

19/12/2019 06h00
Por: Redação

NÃO SE ESQUEÇA

Esqueci as brigas políticas, esqueci a promoção no trabalho, esqueci a mudança para o apartamento novo, esqueci meus amigos, meus passatempos, minhas leituras diárias, meus vícios. Esqueci os compromissos, aquela reunião importante, os projetos novos. Esqueci os boletos, ah, mas estes você diria que eu já esqueço mesmo todo mês. Então esqueci-me da vida, de tudo e de todos apenas para voltar a me lembrar de você. Acordei com isso, essa memória fraca para tudo que não fosse esse sentimento que sempre me prendeu. Aquele tipo de lembrança que o subconsciente grava mesmo sem a gente querer, para nos fazer sofrer ou sorrir em domingos inúteis, cinzas e tediosos.

Mas hoje eu quis lembrar, apesar dessa utopia besta, e puxei da mente, essa coisa oca que carrego, porém nem tudo veio, procurei então no coração e não sei se por sorte ou azar voltaram com todas as cores, sentidos e sabores de todas as vezes que seus palcos se cruzaram com os meus aplausos. E ainda, todas as vezes que não se cruzaram também, mas que a minha vida te seguia como ímã polarizado. Esqueci de me esquecer e decidi lembrar da única coisa que realmente eu queria que nunca virasse só memória. Êxtase, alegria, tristeza, drama, comédia, euforia, admiração, alucinação em teatro, circo, música, dança, pintura, cinema e toda forma de amar através de você. Tomara que você também não se esqueça.

 

ALUNOS DO CENTRO CULTURAL SESIMINAS APRESENTAM ESPETÁCULO CÊNICO MUSICAL

Espetáculo que aborda o tema Sertão trabalha a junção das áreas de artes unindo os alunos de balé clássico, contemporâneo, jazz, circo, teatro, musica e dança de salão, em sua concepção inédita. Os alunos se apresentam nesta sexta, dia 20 e sábado dia 21 de dezembro às 20h no Teatro Sesiminas Uberaba com ingressos promocionais. Foram mais de 80 pessoas envolvidas no planejamento, formatação, criação e execução, sendo que os alunos dos cursos têm desenvolvido desde agosto a preparação e integração entre as áreas, fortalecendo a linguagem e unificando o desenvolvimento do elenco na pesquisa e encenação da história.

O tema sertão trouxe uma riqueza cultural que abrange os territórios e se espalha por onde olhamos e sentimos. Ao acreditar que a identidade sertaneja está muito mais no povo do que no local. Flores da Seca é um espetáculo cênico musical que transita na força do povo sertanejo, suas raízes, sabores e sonoridades. Contando histórias e fazendo florescer dias melhores. “Nessa narração, não sairemos do sertão, ele será palco das lutas para fazer brotar mais dias de sol e vida pelas mãos daqueles que sabem o valor de ter uma terra para viver”, comenta o diretor cênico do espetáculo Rodrigo Chagas que também assina a direção coreográfica juntamente com Isaías Miguelângelo e Luana Vasques. O evento faz parte da programação da Mostra Cultural Escolas de Cultura Sesi que acontece no estado todo e tem realização do Sesi em Minas Gerais. 

 

SAMBA DE FEIRA

A FeCult, evento da Fundação Cultural de Uberaba, recebe a banda de samba rock Odarabamba neste domingo dia 22 de dezembro às 10h, na Feira da Abadia. A ação de cultura tem o intuito de levar aos uberabenses uma programação musical variada para a feira da Avenida Prudente de Morais. O grupo Odarabamba iniciou-se na década de 80 com o grupo Harmonia, e na sequência tornou-se a Banda Odara, fazendo apresentações em bares e eventos em Uberaba e toda região.

Sempre prezam pela pegada inovadora, não ficando presos ao samba tradicional, mas fazendo elementos da MPB para completar o estilo da banda. Eles se apresentam com os músicos Tide Bomfim no vocal, André Leocádio no violão, Ronaldo na bateria, Eduardo Félix no tantã e vocal, Fanny Scandiuzzy no pandeiro e vocal, Jesiel no cavaco, Frank na percussão e Luís Fernando na produção.

 

EDITAIS “MINAS DE CULTURAS POPULARES” VÃO INVESTIR R$ 2,5 MILHÕES EM PROJETOS CULTURAIS

As mais diversas formas de expressão da cultura popular mineira acabam de ganhar mais reconhecimento e fomento por parte da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) foram lançados três editais “Minas de Culturas Populares”. Juntos, eles representam um investimento, por meio do Fundo Estadual de Cultura (FEC), R$2,5 milhões em projetos culturais de pessoas físicas e de prefeituras municipais ou entidades conciliadas. Os editais estão disponíveis no site http://www.cultura.mg.gov.br e as inscrições já estão abertas.

Os editais “Minas de Culturas Populares” integram o Programa Cultura das Gerais - série de editais do Fundo Estadual de Cultura (FEC) para fomentar e valorizar os patrimônios do estado. Os editais fazem parte, também, do Programa Social de Fomento e Incentivo à Cultura, que visa à democratização do acesso à cultura nas diversas áreas artísticas e culturais, contribuindo para o fortalecimento e profissionalização do mercado de produção cultural no estado e para a distribuição descentralizada de recursos entre os variados setores da cultura por todas as regiões de Minas Gerais. 

 

JAZZ NA COZINHA

Última edição do ano do evento Jazz na Cozinha acontece nesta quinta, dia 19 de dezembro às 19h na Casa Fi Giulietta. A música fica por conta do GRupo Pó de Café e discotecagem com Dj Panta. A Cozinha será da La Trattoria. Haverá ainda feira de artes. A Casa di Giulietta fica na Travessa Coronel José Ferreira 126.  

 

AGENDA FUNDAÇÃO CULTURAL

Agenda do fim de semana 19/12/2019 a 23/12/2019

 

19 e 20/12 | Happy Hour de Natal

Atração musical dupla Wanda e Gerson 

Praça Rui Barbosa | 17h

 

19, 20 e 21/12 | Feira Gastronômica

Natal Iluminado 

Praça do Quartel | 19h

 

21/12 | Natal para Jesus 

Bairro Copacabana | 9h 

Apoio: Fundação Cultural 

 

21/12 | Talentos Cidadania - Circo do Povo

Shows, batalha de dança e de MC’s, game of skate 

Residencial Rio de Janeiro | 16h

 

21/12 | Espetáculo de encerramento do ano no Circo do Povo

Residencial Rio de Janeiro | 20h

 

22/12 | Concerto de Natal

Catedral Metropolitana

Praça Rui Barbosa | 11h

 

22/12 | FeCult com Odorabamba

Feira da Abadia | 10h30 

 

23/12 | Happy Hour de Natal Carreata da Coca-Cola 

Praça Rui Barbosa | 20h