Equipe da Secretaria de Planejamento (Seplan) de Uberaba apresenta, nesta sexta-feira (21), o projeto “Viva o Centro” de requalificação da região, no Ministério das Cidades. Uberaba, com essa proposta, foi o único município mineiro classificado para integrar o projeto Desenvolvimento Urbano Sustentável (DUS), fruto de acordo de cooperação entre Brasil e Alemanha, em março passado.
Rebatizado pelo Governo Federal de Projeto Cidade Presente – DUS tem como objetivo aprimorar as condições para o desenvolvimento urbano mais integrado e centrado ao cidadão. Durante esta quinta (20) e sexta-feira (21) acontecem oficinas presenciais para que as equipes dos municípios possam se aprofundar e desenvolver as propostas dos 12 projetos com metodologias interativas e de aprendizado.
Fazem parte do processo de aprimoramento e adequação dos projetos que irão receber possíveis fontes de financiamento. Os trabalhos acontecem na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), no Ministério das Cidades.
As oficinas presenciais tiveram início nesta quinta-feira (20). “A cidade não é apenas o local onde os cidadãos residem, a cidade é o local onde a população deve ter a oportunidade de lazer, de educação e de ser tratada com dignidade em uma unidade de saúde”, afirmou o secretário executivo do Ministério das Cidades, Hildo Rocha, durante a abertura do evento. Ele destacou que o projeto acolhe as ideias que foram preconizadas no Estatuto da Cidade.
Além do secretário Hildo, participaram da abertura dos trabalhos o ministro de Assuntos Econômicos e Temas Globais da Embaixada Alemã, Holger Rapior, e a diretora de Transformação Urbana da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, que é a agência alemã de cooperação técnica, Sarah Habersack.
Projeto Cidade Presente - O superintendente de Planejamento Urbano da Seplan, Luiz Mário Molinar, afirmou que o Viva o Centro, a ser apresentado amanhã e que está concorrendo com outros 11 participantes, vai além do Circuito que terá sua 6ª edição nos próximos dias.
“Trata-se de um projeto amplo de desenvolvimento sustentável do centro integrado, com requalificação urbana e do patrimônio, promoção do desenvolvimento turístico, habitabilidade e preservação do patrimônio”, explicou.
O objetivo do projeto, ressaltou Luiz Molinar, é tornar o Centro de Uberaba um polo atrativo por meio do desenvolvimento de novas características urbanísticas e ambientais que priorizem a diminuição da desigualdade social e ampliem a sensação de pertencimento e preservação do patrimônio histórico. Com isso, fomenta cultura, lazer, turismo, por meio do incentivo de novos usos para imóveis abandonados ou subutilizados, fortalecendo mobilidade ativa, oferecendo solução de problemas relacionados à drenagem e microclima urbano.
Além da Rua Artur Machado numa primeira fase, o projeto engloba ainda intervenções na Praça Manoel Terra e entorno, Avenida Leopoldino de Oliveira e Praça Rui Barbosa. A equipe é formada ainda pelo geógrafo Marcos Vinícius Ferreira e o engenheiro Wilton Fonseca Santos.
Mín. 18° Máx. 28°
Mín. 19° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 25°
Chuva