A Equipe Triângulo Verde de Eficiência Energética, projeto de extensão universitária da UFTM, fez história na Competição Shell Eco-Marathon Brazil 2023, realizada no Rio de Janeiro durante os dias 29/08 e 01/09. Sob a coordenação dos docentes Tobias Anderson Guimarães e Marcos Massao Shimano do Departamento de Engenharia Mecânica da UFTM, a equipe se destacou como uma das melhores da América Latina em sua categoria.
Durante o período da Pandemia do Covid-19, a Equipe enfrentou desafios significativos e chegou a contar com apenas dois membros, quase deixando de existir. No entanto, com a retomada das atividades presenciais e o ingresso de mais oito membros, implementaram o Projeto Fênix, na qual o carro que construíram leva como nome. Desde então, enfrentaram desafios financeiros e de projeto, mas trabalharam em perfeita sintonia, apostando na inovação e utilizando peças em 3D para a construção e aprimoramento do veículo.
Entre as melhorias realizadas, destacam-se a pressurização do sistema de combustão, suporte e a manga para fixação das rodas, sistema de frenagem hidráulico, instalação da injeção eletrônica e a construção da carenagem, entre outros.
A Competição Shell Eco-Marathon é um evento global que promove a eficiência energética, abrangendo três continentes: Ásia, Américas e Europa. Sendo que as equipes de extensão universitária competem para percorrer a maior distância possível com a menor quantidade de energia. Na edição da América Latina realizada no Brasil, a Equipe Triângulo Verde não participava da competição desde 2018 e havia enfrentado dificuldades nas edições anteriores, não passando pela inspeção técnica.
No entanto, nesta edição histórica, a equipe superou a inspeção técnica pela primeira vez com o veículo injetado eletronicamente, considerada a fase mais difícil pelos próprios organizadores do evento. Embora não tenham conseguido completar as dez voltas obrigatórias na pista, a Equipe Triângulo Verde competiu arduamente com outra equipe para o 3° lugar e nesse contexto, ficou em uma posição honrosa entre as melhores da América Latina em sua categoria, a de combustão interna. Neste ano, apenas duas equipes dessa categoria conseguiram completar as dez voltas.
Os resultados surpreendentes da Equipe Triângulo Verde chamaram a atenção da Shell e dos meios de comunicação, levando o nome da equipe e da UFTM a um reconhecimento nacional. O Capitão da Equipe, Gabriel Rassi, expressou: "É extremamente satisfatório poder colher esses resultados após todo o trabalho e esforço de cada membro. Hoje, somos uma equipe reestruturada entre as melhores do continente com um carro capaz de competir de frente com outras equipes mais consolidadas. Ano que vem estaremos ainda mais fortes. Fica meu agradecimento à UFTM, ao Jornal de Uberaba, a todos os apoiadores e patrocinadores, professores, amigos e a comunidade de Uberaba que auxiliaram e torceram por nós."
Para mais informações e acompanhar a Equipe Triângulo Verde nas redes sociais, você pode segui-los no Instagram: @etv_uftm.
Mín. 13° Máx. 26°
Mín. 12° Máx. 28°
Tempo limpoMín. 13° Máx. 28°
Tempo limpo