Quinta, 12 de Dezembro de 2024 10:56
(34) 3334-4440
Cidade Agronegócio

Questões trabalhistas no setor agropecuário

Tema é de fundamental importância para o Triângulo Mineiro

12/09/2023 05h00 Atualizada há 11 meses
Por: Ricardo Dosso
Questões trabalhistas no setor agropecuário

Além de outros aspectos jurídicos muito particulares, que permitem até mesmo a denominação de um chamado “direito de agronegócio”, também as questões trabalhistas têm peculiaridades no setor agropecuário, exigindo dos empregadores atenção e cuidados especiais para adequado cumprimento da legislação.

O setor agropecuário é caracterizado, por exemplo, por atividades sazonais, com demanda de trabalho que varia drasticamente ao longo do ano devido às colheitas e ciclos de criação de animais. Para essas situações há contratos de trabalho específicos, com previsão de prazos compatíveis com o ciclo temporal da atividade.

As condições de trabalho no setor agropecuário também variam devido à exposição a elementos naturais e à natureza física do trabalho. Aqui, os empregadores têm a responsabilidade de proporcionar condições seguras e saudáveis, incluindo a observância a normas técnicas, a fim de assegurar treinamento em segurança, equipamentos de proteção individual, jornadas de trabalho adequadas, bem como alojamento e alimentação.

A segurança no campo é uma preocupação crítica devido à natural exposição ao risco, como em decorrência do uso de máquinas e da realização de tarefas que envolvem riscos substanciais. Nesse contexto, os empregadores têm responsabilidades específicas, incluindo a manutenção de equipamentos, a educação continuada sobre segurança no campo, além de acesso a cuidados médicos. É responsabilidade dos empregadores implementar e fazer cumprir rigorosamente práticas de segurança, como a sinalização de áreas perigosas e a proibição de atividades arriscadas.

Acidentes de trabalho são uma preocupação constante no setor agropecuário. Tome-se como exemplo o caso de um trabalhador agrícola que opera uma colheitadeira em uma fazenda. Se o empregador não forneceu treinamento adequado sobre o uso do equipamento ou não realizou sua manutenção regular, e ocorre um acidente, o empregador pode ser responsabilizado, com graves consequências.

O respeito à legislação e cuidados nas atividades agropecuárias são, portanto, o caminho mais curto para evitar problemas que podem trazer consequências sérias para os produtores rurais.

 

As opiniões emitidas pelos comentaristas não refletem necessariamente a opinião do Jornal de Uberaba

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Jurídico no Agro
Sobre Jurídico no Agro
Ricardo César Dosso é advogado especialista em direito empresarial. Mestre em direito e pós-graduado em administração de empresas, é sócio do escritório Dosso Toledo Advogados, em Ribeirão Preto, com atuação em São Paulo e Minas Gerais. Este espaço tratará de questões jurídicas do agronegócio, como financiamento rural, renegociação de dívidas, contratos e outros assuntos atuais.
Anúncio
Uberaba, MG
Atualizado às 07h09
20°
Parcialmente nublado

Mín. 18° Máx. 28°

20° Sensação
3.65 km/h Vento
86% Umidade do ar
100% (2.64mm) Chance de chuva
Amanhã (13/12)

Mín. 19° Máx. 28°

Chuvas esparsas
Amanhã (14/12)

Mín. 19° Máx. 25°

Chuva
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio