Inscrições abertas

Usinas oferecem capacitação gratuita para suprir déficit de mecânicos

Companhia Mineira de Açúcar e Álcool espera aumentar em 30% o número desses profissionais

14/01/2020 06h00
Por: Redação
Em parceria com o Senai, Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA) está com inscrições abertas para curso voltado para mecânicos de máquinas agrícolas e de mecânicos de colhedora de cana; faltam profissionais no mercado - Fotos: Divulgação
Em parceria com o Senai, Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA) está com inscrições abertas para curso voltado para mecânicos de máquinas agrícolas e de mecânicos de colhedora de cana; faltam profissionais no mercado - Fotos: Divulgação

Conforme se aproxima o momento da colheita e da moagem de cana-de-açúcar, as usinas do Triângulo Mineiro e região também iniciam as ações para a contratação de profissionais para diversos setores. No entanto, nos últimos anos, as empresas têm encontrado dificuldades para suprir o déficit de mecânicos.

Segundo Claudio Fidencio, Gerente Corporativo de RH da Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA), o aumento do trabalho informal e a falta de consciência dos profissionais que não buscam reciclagem e especialização são alguns dos motivos desse déficit. “Houve avanço tecnológico acelerado nas empresas demandando capacitação técnica e flexibilidade do profissional”, ressalta.

Atualmente, a empresa tem aproximadamente 60 mecânicos. Com o crescimento da produção de cana-de-açúcar, cujo moagem na próxima safra está estimada em 8,0 milhões de toneladas, a companhia espera aumentar em 30% o número desses profissionais. “A qualidade da mão de obra é uma das principais causas de sucesso de uma empresa. Assim, o envolvimento, o comprometimento e a capacitação da mão de obra, aliados a um planejamento estratégico de longo prazo, são fatores essenciais para que o negócio atinja padrões de excelência em desempenho e produção”, explica Claudio Fidencio.

Para capacitar essa mão de obra especializada, a CMAA resolveu investir, em parceria com o Senai, na formação de novos profissionais para a área. A companhia está com inscrições abertas para curso gratuito voltado para mecânicos de máquinas agrícolas e mecânicos de colhedora de cana.  O curso terá duração de 160 horas e a expectativa é que as aulas comecem ainda em fevereiro. Para se inscrever, o candidato deverá ter idade acima de 18 e ensino médio completo. Os inscritos passarão por uma triagem para que a equipe selecione perfis capacitados para entrar no mercado após a conclusão do treinamento.

“A CMAA procura estabelecer um processo de capacitação dos profissionais e acompanhamento do desempenho, pois, com o constante aumento da competitividade entre as empresas, fica cada vez mais importante a formação de equipes de forte rendimento, dispostas a resolver problemas e contribuir para os resultados do negócio”, afirma Claudio Fidencio.

Todas as aulas serão realizadas no Senai em Uberaba. As inscrições podem ser feitas diretamente no Senai, na Praça Frei Eugênio, 85.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários