Banner prefeitura Covid
Política

Piau faz via sacra em Brasília em busca de recursos

Piau também esteve com o presidente da Embrapa, Celso Moretti

15/01/2020 06h00
Por: Redação
Prefeito Paulo Piau, em Brasília, com ministro da Cidadania, Osmar Terra, e o secretário de Desenvolvimento Social Marco Tulio Cury falam das demandas de Uberaba - Foto: Divulgação
Prefeito Paulo Piau, em Brasília, com ministro da Cidadania, Osmar Terra, e o secretário de Desenvolvimento Social Marco Tulio Cury falam das demandas de Uberaba - Foto: Divulgação

O prefeito de Uberaba, Paulo Piau, e o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Marco Tulio Cury foram recebidos pelo ministro da Cidadania, Osmar Terra, em Brasília nesta terça-feira (14), pautando assuntos pertinentes a Uberaba, com destaque ao Programa Criança Feliz já em execução desde 2017 em Uberaba e apontado como uma das sete melhores de Minas Gerais.

“Falamos do Programa Criança Feliz implantado no município e que tem dado bons resultados. Uberaba tem mais de 700 crianças envolvidas no projeto e dados apontam o sucesso do programa”, salienta. Piau na oportunidade com o ministro, também tratou sobre segurança alimentar para a população mais pobre. Fora da área da assistência social, falou sobre agricultura familiar, do programa PPA ligado à merenda escolar. “Somos hoje município referência no Brasil na produção de alimentos de agricultura alimentar no uso na merenda escolar. Uberaba e Cachoeira do Itapemirim são as duas referências brasileiras, dado positivo para Uberaba”, ressalta.

O secretário de Desenvolvimento Social, Marco Tulio Cury, complementa informando que outro assunto importante tratado no encontro é o pedido de recurso para construção de uma nova Unidade de Atendimento ao Idoso, em outro ponto da cidade. “É um projeto que queremos viabilizar para a população idosa. Será algo importante para a assistência social.”

Piau também esteve com o presidente da Embrapa, Celso Moretti, na companhia do secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Marcos Montes, secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação José Renato Gomes e gestora do Parque Tecnológico de Uberaba Raquel Resende. “Apresentamos um grande projeto que envolve a área da Embrapa e prefeitura, tanto no aspecto tecnológico, quanto no aspecto da ocupação daquela área. Ressaltando as reservas biológicas e espaço físico, tanto no interesse urbanístico e da pesquisa. Agora vamos dar continuidade ao estudo de viabilidade do projeto.”

 

Gasoduto volta a ser pauta com o Distrito Federal - Piau também esteve com o secretário de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal, Ruy Coutinho do Nascimento, entusiasmado, de acordo com ele, no gasoduto chegar até Brasília. “Avançamos. Estamos juntando esforços por essa infraestrutura. E ainda ficamos muito felizes por elogiar o nosso Projeto Intervales”, pontua.

O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação José Renato Gomes afirma que é positivo essa luta pelo gasoduto. “Uberaba não está mais sozinha. Prefeito conseguiu juntar no mesmo propósito, além, do governo de Minas, os governos do Distrito Federal e de Goiás. Hoje, todos nós disputamos investimentos, na maioria das vezes sem “gás” na agulha. Por isso, não podemos nos acomodar e temos que trabalhar para não perder investimentos para regiões que disponibilizam essa matriz energética. Piau está no caminho certo.”

 

Saúde – O prefeito também esteve com Djedah Lisboa, assessor especial do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Participaram do encontro, o secretário municipal de Saúde Iraci Neto, o presidente da Funepu José Eduardo Felix e o vereador Samuel Pereira.

O secretário de Saúde fala sobre o encontro e pontua como positiva a reunião, lembrando que foram entregues várias demandas. “As tratativas foram sobre o funcionamento do Hospital Regional, recursos novos para Atenção Básica através do cadastramento do Informa SUS, Fortalecimento da Atenção Primária, além de apresentarmos os resultados do Programa Saúde na Hora, e ainda buscando liberação de recursos para as obras das Unidades Básicas no Município”, além de buscar avanços para a Funepu no Ministério da Saúde e liberação de recursos para as obras das UBSs.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários