Banner prefeitura Covid
Coluna

Lions Clubes

Clubes de Serviço

Clubes de Serviço

Clubes de ServiçoClubes de Serviço

16/01/2020 06h00
Por: Redação

Dia Internacional do Leonismo foi comemorado neste 13 de janeiro

No dia 13 de janeiro se comemora mundialmente o Dia Internacional do Leonismo, data que se refere ao nascimento do fundador do Lions Clube Internacional, Melvin Jones. 

O Lions Clube é uma das maiores organizações internacional de clubes de serviço do mundo, voltada para serviços humanitários, fundada por Melvin Jones.

Seus membros, denominados como “Companheiro Leão” ou “Companheira Leão” são associados aos Lions Clubes espalhados pelo mundo. São aproximadamente 1,4 milhão de homens e mulheres realizando diversos projetos sociais em seus municípios, onde é constituído.

“Leonismo é um conjunto de normas e objetivos da Associação Internacional de Lions Clubes em prol do bem-estar cívico, cultural, social e moral da comunidade, sem sectarismo religioso. Apolítico, ativa um vivo interesse, na ação cívica e governamental, propugnando pela paz universal. Através dos seus Clubes de Serviço estuda as necessidades da comunidade e apresenta meios ou sugestões para enfrentá-los, seja através dos seus próprios esforços ou em cooperação com terceiros”.

A fundação do Leonismo é atribuída ao CL Melvin Jones, quando, em 7 de julho de 1917, cerca de 20 delegados, representando 27 clubes se reuniram na Sala Este do Hotel La Salle de Chicago, com objetivo de estudarem as bases de uma entidade nacional e possivelmente de caráter internacional. Em 08 e 10 de outubro de 1917 realizou-se em Dallas, Texas, a 1ª Convenção de Lions Clubes, sem o caráter internacional. Assim, 8 de outubro é consagrado o “Dia Mundial do Serviço Leonistico” e 10, “Dia da Fundação do Leonismo.”

A história do leonismo começa mesmo em março de 1913, quando Melvin Jones, então um jovem e próspero agente de seguros, ingressou no clube chamado “Círculo de Negócios” de Chicago, cujo objetivo era a fraternidade e apoio mútuo. Como secretário da entidade, obteve apoio do seu clube para por em ação seus planos de criar um clube com objetivos maiores de servir a comunidade.

Melvin Jones, nasceu em 13 de janeiro de 1879 em Fort Thomas, Estado do Arizona. Era filho de um capitão do exército americano que comandava tropa avançada e servia sob as ordens de um famoso combatente de índios, o general Nelson Miles. Faleceu em 1º de junho de 1961 aos 82 anos de idade. Seu código pessoal dizia: “Você não pode ir muito longe antes de começar a dar alguma coisa a alguém”, legando ao leonismo este princípio que traduz seu espírito público aceito por todo mundo.

A segunda Convenção, realizada em Sto Louis em 1918, aprovou o Código de Ética. Em 1919, na terceira Convenção, em Chicago, foram aprovados os Objetivos do Leonismo, bem como o slogan Lions (Liberdade, Inteligência, Ordem, Nacionalidade e Serviço) criado por Halsted Ritter. (Obs: em 2002, o MotoLions passou a ser: Liberdade, Igualdade, Ordem, Nacionalismo e Serviço).

O emblema do Lions foi adotado em 1920, desenhado por Maurice Blink, ano em que o Lions se tornou internacional com a fundação do 1º clube no exterior – no Canadá. Melvin Jones.

O leonismo no Brasil iniciou em 16/04/1952, com a fundação do L.C. Clube Rio de Janeiro, mais tarde Lions Clube Rio de Janeiro-Centro, máter do leonismo brasileiro. Veio através de Montevidéu, Uruguai, trazido pelo turfista Armando Fajardo, intitulado o “Leão n. 1 do Brasil”. Mais tarde, na Convenção Nacional de São Paulo em maio de 1960, recebeu o título de Patrono do Leonismo Brasileiro.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários