Prefeitura - Carnaval
Coluna

Lawrence Borges

Bastidores

Bastidores

BastidoresBastidores por Lawrence Borges

21/01/2020 06h00
Por: Redação
VELHA POLÍTICA no partido Novo dá rasteira em Elisa Araújo
VELHA POLÍTICA no partido Novo dá rasteira em Elisa Araújo

RASTEIRA

A postulante a prefeita pelo partido Novo Elisa Araújo sofreu RASTEIRA da direção nacional na última quinta-feira, sendo comunicado ao diretório municipal no último domingo  (19), que não haverá candidatura a prefeito na cidade de Uberaba.

 

JUSTIFICATIVA

Segundo nota distribuída pelo núcleo de Uberaba, a candidatura teria que arrecadar R$ 60mil para financiar o diretório municipal, além de 150 filiados. Tudo isso além de cobrar mensalidade dos filiados e cobrar pelo “suposto processo seletivo”. 

 

CANDIDATURA AUTORIZADA

O diretório nacional autorizou a candidatura apenas na cidade de Juiz de Fora, eliminando todos os demais pré-candidatos, ora postulantes em Minas Gerais, frustrando as candidaturas em Araxá, Patos de Minas, Uberlândia, Uberaba e o resto do Estado.

 

AMOEDO X ZEMA

O único governador do Partido Novo no país é Romeu Zema, que há vários meses está em rota de colisão com Amoedo, segundo informações de caciques do partido em Belo Horizonte. Eles confidenciaram que as práticas administrativas exigidas pelo partido são apenas discursos populistas e não se aplicam na prática na gestão pública. Enquanto isso, a popularidade de Zema cresce no partido colocando o governador mineiro como postulante à Presidência em 2022, frustrando a pré-candidatura de Amoedo.

 

VELHA POLÍTICA

O golpe praticado pelo diretório nacional é uma estratégica da velha política, em eliminar os adversários e perpetuar no poder comandando a legenda e o fundo partidário.

 

DESFILIAÇÃO EM MASSA

A revolta dos filiados no último domingo foi externada nas redes sociais, onde a postulante a prefeita comunicou a desfiliação, que deverá ser seguida pelos postulantes a vereador. 

 

NOVO HORIZONTE

A saída de Elisa Araújo do Novo trará sua ascensão no processo político, possibilitando aglutinar partidos em prol de sua candidatura, realizando coligações viáveis.

 

ZEMA FORA DO NOVO

As atitudes do diretório nacional do Novo foi claramente uma retaliação ao governador Romeu Zema, onde já se especula sua saída do Partido Novo migrando para o Aliança Brasil, partido que o presidente Jair Bolsonaro pretende fundar.

 

CÚPULA REUNIDA

Os caciques do PSL e PSD ligados ao deputado estadual Heli Andrade e ao secretário Executivo do Ministério da Agricultura, Marcos Montes, reuniram no sábado para tratar da pré-candidatura de Iraci Neto a prefeito.

 

ACEITOU

A atriz Regina Duarte aceitou participar do governo Bolsonaro numa fase de testes na Secretaria de Cultura de Jair Bolsonaro. Bolsonaro quer voltar atrás e transformar a Secretaria de cultura em MinistÉrio, e com estes atos tentar pacificar o setor cultural no paÍs.

 

QUEM MANDA SÃO OS CACIQUES

Segundo o TSE, o número de comissões provisórias dos partidos políticos representa quase 85% do total de 4.296 estruturas partidárias existentes no Estado. São apenas 668 os diretórios – instâncias definitivas das siglas. O que deveria ser uma estrutura temporária para que partidos políticos se organizassem nos municípios acabou se tornando uma realidade duradoura para privilegiar os deputados eleitos.

 

CAMPEÃO DE PROVISÓRIAS

O destaque vai para o Partido Liberal (PL), que tem 701 comissões provisórias e apenas um diretório oficial constituído.

 

OS MAIS DEMOCRÁTICOS

Entre os partidos que possuem mais diretórios que comissões, estão o PT, o PSTU e o PSOL. Cuja a estrutura democrática vem das bases sociais.

 

GASTOU E NÃO ENCONTROU

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) gastou R$ 48 milhões com uma auditoria interna que prometia abrir a caixa-preta da estatal. Após um ano e 10 meses de investigação, o banco divulgou, no fim de dezembro, um relatório que não apontou nenhuma evidência direta de corrupção em oito operações com a JBS, o grupo Bertin e a Eldorado Brasil Celulose, realizadas entre 2005 e 2018.

 

ERRO NO ENEM

Falha da gráfica Valid Soluções S.A. nas notas erradas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019. É estimado um número inferior a nove mil candidatos atingidos pelo problema. 

 

LULA EM MINAS

O ex-presidente Lula estará em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, nesta sexta-feira (24), de acordo com sua assessoria de imprensa. Ele vai participar de um ato realizado pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB)