Prefeitura - Carnaval
Cidade

Uberaba borda gotas de esperança para Brumadinho

O evento é gratuito e para participar as pessoas não precisam saber bordar

22/01/2020 06h00Atualizado há 1 mês
Por: Redação
Uma das gotas já bordadas em Uberaba para ser enviada para Brumadinho - Foto: Divulgação
Uma das gotas já bordadas em Uberaba para ser enviada para Brumadinho - Foto: Divulgação

 Maria das Graças Salvador

 O Grupo Matizes Dumont, de Pirapora, está convidando as pessoas de todo o país, “em especial as das linhas e agulhas”, para juntos esperançarmos, “enviando um pingo de esperança para as comunidades de Brumadinho. Para isso, convida as pessoas que façam uma gota bordada com o seu desenho, coloque uma palavra, seu sentimento e borde seu desejo com o coração!”. 

Em Uberaba, o Inventaria – espaço para cursos diversos, como de bordado - e o Mosteiro Nossa Senhora da Glória realizam nessa quarta-feira (22) uma tarde de bordados e reflexões para produzir as “gotas de esperança”, atendendo ao convite do Grupo Matizes Dumont que está realizando o “Projeto Semeando Esperança em Brumadinho – MG”. O evento é gratuito e para participar as pessoas não precisam saber bordar. 

Basta levar material, como linha, agulha, tesoura e a gota de feltro e alguma colaboração para o lanche coletivo, ou seja, algo para comer e beber.

O trabalho será feito no Mosteiro Nossa Senhora da Glória, que fica na rua Visconde do Rio Branco, 380, a partir das 14h30 e está sendo organizada pela professora de bordado Salma Carvalho.

“A Lais Helena, proprietária da Inventaria, deu a ideia de a gente abraçar a campanha do grupo Matizes Dumont e resolvemos juntar em uma tarde. Estamos reunindo, também, o grupo de voluntárias do Asilo Santo Antônio para este momento em intenção de um projeto maior. Assim, o grupo se reúne para produzir “Gotas de esperança”, e estas gotas aos trabalhos das bordadeiras de Brumadinho em uma instalação em Inhotim”, diz Carvalho. É aguardada a presença de pelo menos 40 bordadeiras.

Salma observa que as pessoas devem bordar suas gotas, preferencialmente no tamanho 30 cm x 20 cm ou 20 cm x 15 cm, em um feltro da cor preferida da pessoa. “Quem bordar não deve esquecer de colocar seu nome e cidade onde mora. As gotas não serão devolvidas, já que serão doadas para a comunidade de Brumadinho”, observa.

As mensagens em forma de gotas deverão ser enviadas até o dia 17 de fevereiro para produzir as gotas de esperança para mulheres de Brumadinho. O endereço a ser enviado é SCLN – Bloco B – Estúdio 107 – Asa Norte – CEP 70.767-520 – Brasília-DF.

O desastre da mineradora Vale, em Brumadinho, completa um ano no próximo sábado, dia 25 de janeiro.