Pela quarta vez, o projeto “À Flor da Pele”, é realizado no Hospital Hélio Angotti, tendo como ponto alto o Mutirão de Reconstrução Mamária que, em 2023, beneficia 45 pacientes. Quinze já passaram por cirurgias desde o início da semana, mas outras 30 mulheres farão o procedimento dentro do Mutirão, que vai de amanhã (26) até sábado (28). Cerca de 15 cirurgiões, convidados e voluntários, vindos de várias regiões do Brasil estarão presentes, além da equipe própria do hospital.
Segundo o médico mastologista Cléber Sérgio da Silva, idealizador e coordenador do projeto, destaca o fato de o projeto ser 100% viabilizado por meio de doações e o apoio do terceiro setor. “Os médicos, por exemplo, são todos voluntários e as despesas com passagens aéreas serão custeadas pela nossa parceira, a Azul Linhas Aéreas”, explicou. Também é por meio de doações que são adquiridos todos os insumos necessários para as cirurgias, como as próteses mamárias, fios cirúrgicos de qualidade, meias de compressão, entre outros itens necessários para os procedimentos e o pós-cirúrgico. No total, mais de 80 parceiros apoiam a ação em 2023.
Pela primeira vez, será oferecida também a micropigmentação de aréolas ou, como também é conhecida a técnica, micropigmentação paramédica, também dentro do hospital. “Selecionamos 20 mulheres que já passaram pela reconstrução mamária conosco para fazerem parte desse processo que recria de aréolas e mamilos, com extremo realismo. Na sexta e sábado, teremos aqui profissionais de Uberaba, Curitiba e Ribeirão Preto, para atenderem, voluntariamente, as pacientes”, disse Cleber.
Na sexta-feira acontece o Seminário “Os diferentes saberes articulados para atenção à saúde da mulher com câncer de mama”, voltado para universitários de cursos da área da saúde. A abertura ficará a cargo do médico mastologista, Délcio Scandiuzzi, que abordará um panorama geral da doença e as formas de tratamento oferecidas pelo Hélio Angotti.
Na manhã de sábado, 28, a promessa é de muita emoção com o seminário “Celebrar a Vida”, para pacientes, ex-pacientes e familiares convidados pela coordenação. Entre as presenças confirmadas, está a jornalista Ana Paula Uchoa Brilhante, que trará o tema “SobreVIVER!”. Já no período da tarde, o coreógrafo de renome internacional, Jaime Arôxa, estará mais uma vez participando do projeto. Neste ano, ele fará uma Roda de Diálogo com o tema “Sensualidade através da dança”, também para pacientes que venceram o câncer.
Vale lembrar que toda a programação do projeto está disponível no site www.helioangotti.com.br e nas redes sociais do hospital: @hhelioangotti
Mín. 19° Máx. 27°
Mín. 19° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 29°
Parcialmente nublado