https://api.clevernt.com/2b23cbfb-d6be-11ec-a592-cabfa2a5a2de/
Sexta, 01 de Março de 2024 03:36
(34) 3334 4433
Educação Educação

Uberaba sedia Conferência Estadual de Educação do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba

Evento debaterá Plano Nacional de Educação e políticas públicas para a educação

30/10/2023 09h17
Por: Luciana Lima
Uberaba sedia Conferência Estadual de Educação do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba

O município de Uberaba será sede da Etapa Territorial do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba da Conferência Estadual de Educação de Minas Gerais (Conaemg), programada para o dia 28 de outubro, com início às 8h, no formato híbrido. O evento presencial acontece no Centro Universitário de Talentos Humanos (UniFacthus). Nesta edição, o tema central será “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para a garantia da Educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”.

Cada território poderá eleger até 114 pessoas delegadas na Etapa Territorial que engloba as microrregiões: Araxá, Frutal, Ituiutaba, Patos de Minas, Patrocínio, Uberaba e Uberlândia. Os mais de 60 municípios da região, convidados para a etapa territorial, participarão de forma remota, com a abertura transmitida pelo Canal do Fórum Estadual Permanente de Educação e o debate em torno dos eixos via reuniões pelo Google Meet.

Por meio do tema central da conferência serão discutidos os eixos temáticos: O PNE como articulador do SNE; A garantia do direito de todas as pessoas à educação de qualidade social; Educação, Direitos Humanos, Inclusão e Diversidade; Gestão Democrática e educação de qualidade; Valorização de profissionais da educação; Financiamento público da educação pública, com controle social e garantia das condições adequadas para a qualidade social da educação, visando à democratização do acesso e da permanência; Educação comprometida com a justiça social, a proteção da biodiversidade, o desenvolvimento socioambiental sustentável para a garantia da vida com qualidade no planeta e o enfrentamento das desigualdades e da pobreza.

“A realização da Conferência de Educação Extraordinária é um marco histórico na reconstrução da educação no nosso país. É preciso fazer valer o Art. 205, do Direito Constitucional, que prevê a educação, direito de todos e dever do Estado, com o direito social”, contou a presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Kátia Cilene da Costa.

A organização é da Secretaria de Educação (Semed), Conselho Municipal de Educação (CME), Comissão de Monitoramento e Avaliação do Plano Decenal Municipal de Educação (PDME 2015-2024), Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (SindUte) e do Sindicato dos Professores no Estado de Minas Gerais (Sindpro), com a participação de Superintendências Regionais de Ensino, sob a coordenação do Fórum Permanente de Educação de Minas Gerais (Fepemg).

Os links para a participação on-line serão disponibilizados nos e-mails cadastrados no formulário de inscrição, encerrada no último dia 20. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias