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Vinhos & tal

Carlos Alberto Pereira

Carlos Alberto Pereira

Carlos Alberto PereiraEnófilo, Jornalista, Tecnólogo em Turismo e Hotelaria. Contato: [email protected] / 98412-6446

24/01/2020 06h00
Por: Redação

 

BENEFÍCIOS DO VINHO

No final de 2019 a nutricionista Tatiana Zanin, com propriedade de quem entende do tema, escreveu um bom artigo que fala de forma clara e científica quais são os benefícios do vinho para a saúde. Em minhas páginas nas redes sociais, sempre que encontro um artigo com este tema eu faço questão de publicar, pois sei que meus seguidores gostam muito, assim como, já publiquei aqui algumas vezes, matérias de médicos e profissionais credenciados que versam sobre o assunto. Portanto, mais uma vez vou replicar aqui, o artigo que foi publicado no site www.tuasaude.com. Que traz importantes informações sobre os benefícios do vinho à saúde. Uma boa leitura a todos!

Já é conhecimento de todos que o vinho apresenta inúmeros benefícios para a saúde, o que se deve principalmente à presença de resveratrol na sua composição, um forte antioxidante que está presente na casca e sementes das uvas que produzem o vinho. Além disso, outros polifenóis presentes nas uvas, como os taninos, as cumarinas, os flavonoides e os ácidos fenólicos, também apresentam benefícios para a saúde.

Quanto mais escuro for o vinho, maior será a quantidade de polifenóis, daí que o vinho tinto seja aquele que apresenta melhores propriedades. Os principais benefícios dessa bebida para a saúde são: Diminuição o risco de aterosclerose, já que contribui para o aumento dos níveis de HDL (colesterol bom) e inibe a oxidação de LDL (colesterol mau) nas artérias; Diminuição a pressão arterial, por relaxar os vasos sanguíneos; Prevenção do câncer devido às suas propriedades antioxidantes que combatem os radicais livres; Ação anti-inflamatória;Prevenção de tromboses, derrames e acidentes vasculares cerebrais, por ter ação anti-trombótica, antioxidante e inibidora da agregação plaquetária; Diminuição do risco de problemas cardíacos, como infarto, por combater o colesterol, reduzir a pressão arterial e fluidificar o sangue; Melhora da digestão, pois aumenta a produção de suco gástrico, estimula a vesícula e melhora a digestão do carboidrato. 

Esses benefícios são obtidos a partir de um consumo regular de vinho tinto, sendo indicado consumir de 1 a 2 copos de 125 ml por dia. O suco de uva também traz benefícios para a saúde, porém, o álcool presente no vinho aumenta a absorção dos compostos benéficos dessas frutas, além de conter uma maior concentração de polifenóis e ainda as propriedades das sementes.

 

Informação nutricional

A tabela a seguir traz a informação nutricional equivalente a 100 g de vinho tinto, vinho branco e suco de uva.

 

Receita de Sangria de Vinho Tinto

Ingredientes

2 copos fruta em cubos (laranja, pera, maçã, morango, limão, mirtilo ou cereja);

3 colheres de sopa de açúcar mascavado;

¼ de xícara de aguardente velha ou licor de laranja;

1 pau de canela;

1 haste de hortelã;

1 garrafa de vinho tinto.

 

Modo de preparo

Misturar os pedaços de fruta com o açúcar, a aguardente ou o licor e o hortelã. Macerar ligeiramente as frutas e deixar a mistura descansar por 2 horas. Colocar a mistura em um jarro e adicionar a garrafa de vinho e a canela. Deixar gelar ou adicionar gelo picado e servir. Para que a bebida fique com um sabor mais leve, pode-se adicionar 1 lata de refrigerante de limão. Veja também como preparar sagu com vinho.