Prefeitura - Carnaval
Tempo

Defesa Civil alerta para tempestade tropical que pode atingir Triângulo Mineiro

A previsão é de chuva forte durante longo período do dia

24/01/2020 06h00
Por: Redação
Defesa Civil e climatologista Wanda Prata alertam para tempestade em Uberaba - Foto: Divulgação
Defesa Civil e climatologista Wanda Prata alertam para tempestade em Uberaba - Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Defesa Social (Sed), por meio da Defesa Civil de Uberaba, alerta a população sobre a possibilidade de tempestade tropical alcançar a região do Triângulo Mineiro e todo Estado de Minas, além do Espírito Santo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul entre quinta (23) e sexta-feira (24). A previsão é de chuva forte durante longo período do dia. 

O coordenador da Defesa Civil, Evaldo Faquineli, reforça o alerta aos moradores ou não de área de risco para este tipo de situação. Ele destaca que as pessoas devem manter documentos e objetos de valores em lugar alto e seguro, dentro de saco plástico; desconectar aparelhos elétricos da corrente elétrica em caso de raios; evitar colocar o lixo na rua fora dos dias e horários corretos e havendo possibilidade de chuvas fortes, não o coloque.

“Quem está de carro, em caso de chuva forte, deve imediatamente reduzir a velocidade do veículo e evitar locais com perigo de alagamento”, orienta o coordenador. Aos moradores de áreas de risco ou escorregamento de talude (barranco) sugere deixarem o local imediatamente ao menor sinal de trincas e rachaduras nas paredes. “Caso perceba também que árvores, poste e muros estão se inclinando no barranco ou encosta próximos de sua residência desocupe a área o mais rápido possível e proteja-se em lugar seguro”, ressalta. Em caso de emergência o cidadão deve ligar nos telefones da Policia Militar, 190; Corpo de Bombeiros, 193; e Defesa Civil, 199.

Por outro lado, a climatologista Wanda Prata reforça o alerta e lembra que desde ontem está no litoral do Sudeste a baixa pressão que se transformou em um ciclone extratropical, devido sua força, ontem, e uma depressão subtropical denominada pela Marinha de Curumim. “Esta baixa pressão vai virar tempestade tropical, entre hoje [quinta] e amanhã [nesta sexta]. Suas alças alcançam Minas Gerais, incluindo o Triângulo Mineiro, Espírito Santo, Mato Grosso e o norte do Mato Grosso do Sul. Isto vai puxar os jatos de baixos níveis e formar uma Zona de Convergência denominada Zona de Convergência do Atlântico Sul e traz muita chuva significativa para a região afetada”, diz, informando que até as sete horas da manhã de ontem já havia acumulado em Uberaba 618 mm de chuva, lembrando que a média climatológica para janeiro é de 204 milímetros.