Pacientes que fazem acompanhamento para tuberculose, hanseníase e leishmaniose visceral passam a ser atendidos, a partir de hoje (28), somente na Avenida Orlando Rodrigues da Cunha, nº 2.223, mesmo endereço do Centro de Testagem e Aconselhamento, como parte da implantação do Serviço de Atenção Especializada Ampliado (SAE-Ampliado).
Anteriormente, esses pacientes eram atendidos no Centro de Saúde Eurico Vilela.
A medida faz parte da reestruturação das condições crônicas transmissíveis em serviço especializado, definidas pela Secretaria de Estado de Saúde por meio da Resolução nº 7.302 de 2020. Em 2022, a Resolução nº 8.462 definiu o repasse de recursos para a ampliação do SAE em dez macrorregiões de Saúde de Minas Gerais, assim como no Triângulo Sul.
O SAE Ampliado organiza e amplia o escopo de atuação, com atendimentos à população em um único lugar. Além das doenças e agravos já atendidos na rotina do SAE, entre elas, Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids) e hepatites virais, o serviço ampliado incorpora os Centros de Referência em Imunobiológicos Especiais (CRIE) e vigilância de eventos adversos pós-vacinação, e os serviços de atenção especializada à tuberculose, hanseníase, leishmaniose visceral e tegumentar.
Mín. 13° Máx. 27°
Mín. 14° Máx. 28°
Tempo nubladoMín. 15° Máx. 29°
Tempo limpo