Prefeitura - Carnaval
Hortigranjeiros

Ceasas e Conab discutem formas de modernização do setor hortigranjeiro

As discussões começaram no final do ano passado

29/01/2020 06h00
Por: Redação
139

Representantes das principais Centrais de Abastecimento (Ceasas) do Brasil participam desde ontem de mais um encontro, em Brasília, para apresentar e discutir técnicas e ações de modernização desse setor que é responsável pelo maior volume de distribuição de produtos hortigranjeiros no país. A reunião será concluída hoje.

Os grupos foram organizados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e coordenados pelo presidente da empresa, Newton Araújo Silva Júnior. Nesta etapa, como resultado das oficinas, um relatório com propostas será encaminhado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para análise e execução.

As discussões começaram no final do ano passado, em dezembro, quando foram definidos os temas de maior significação para o processo de modernização. Entre eles, estão os modelos de gestão, políticas públicas e formas de financiamento, além de investimentos prioritários para o mercado atacadista.

Além desses temas, serão discutidas propostas para aprimoramento de boas práticas de comercialização, de redução de perdas e desperdício de alimentos e promoção da segurança alimentar e nutricional, bem como a qualificação e certificação de produtos.

Para fechar o plano de propostas, a Conab integra ainda às discussões o aspecto da inteligência do setor hortigranjeiro. Ações como implementação da metodologia de coleta de dados, aperfeiçoamento da qualidade e segurança das informações também serão pauta de análise.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.