Prefeitura - Carnaval
Olhos

Mau uso de lente de contato pode causar cegueira

Dois em cada 10 usuários usam lentes vencidas

04/02/2020 06h00
Por: Redação
64

A opacidade da córnea, lente externa do olho, é a terceira maior causa de cegueira global de acordo com a OMS. Segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, o mau uso de lente contato é uma importante causa das opacificações. Isso porque os prontuários do hospital mostram que dois em cada 10 usuários usam lentes vencidas ou cometem falhas na manutenção e/ou no armazenamento.

As principais recomendações do oftalmologista para preservar a córnea são lavar cuidadosamente as mãos antes de manipular as lentes; usar solução higienizadora para limpar e enxaguar lente e estojo; friccionar as lentes para eliminar completamente os depósitos; não usar água ou soro fisiológico na limpeza; retirar as lentes antes de remover a maquiagem e quando usar spray no cabelo; colocar as lentes sempre antes da maquiagem; guardar o estojo em ambiente seco e limpo; trocar o estojo a cada quatro meses; respeitar o prazo de validade das lentes; jamais dormir com lentes, mesmo as liberadas para uso noturno; interromper o uso a qualquer desconforto ocular e procurar o oftalmologista; retirar as lentes durante viagens aéreas por mais de três horas; não entrar no mar ou piscina usando lentes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.