Prefeitura - Carnaval
Coluna

Política

Cláudio Humberto

Cláudio Humberto

Cláudio HumbertoCláudio Humberto Rosa e Silva é um jornalista brasileiro, colunista e editor-chefe do Diário do Poder, responsável pela ascensão de Fernando Collor de Mello no cenário político nacional. Sua coluna é reproduzida em jornais de todo o Brasil.

08/02/2020 06h00
Por: Redação
90

“Eu sou imbrochável!”

Presidente Jair Bolsonaro durante sua “coletiva na grade”, na porta do Alvorada

 

Demissionário, Rogério Marinho ganhou ministério

O ex-ministro Gustavo Canuto estava marcado para ser demitido por ser um “roda presa” mesmo, como o definia o presidente Jair Bolsonaro. Mas a substituição foi precipitada após Rogério Marinho cogitar sua saída da Secretaria de Previdência e Trabalho. Para não perder um gestor que admira, Bolsonaro agiu rápido e ofereceu ao político potiguar o Ministério do Desenvolvimento Regional.

 

‘Roda presa’ clássico

O ex-ministro Canuto era muito criticado pela lentidão. Solicitações de parlamentares e até do Planalto nunca andavam.

 

Devagar, quase parando

A pachorra com que Canuto tratava as demandas da Secretaria de Governo fazia parecer que ele as tratava com má vontade.

 

Tão grande, tão lerdo

Bolsonaro esperou do ministério, enorme, que cuidava de transposição do São Francisco, mobilidade, habitação, saneamento, defesa civil...

 

Ainda falta explicar

Um conflito com o ministro Paulo Guedes (Economia), chefe imediato de Marinho, pode estar por trás da sua intenção deixar o governo.

 

Procon age contra abuso enquanto Anac silencia

A Anac, “agência reguladora” de aviação civil, ultrapassou todos os limites de subserviência às empresas aéreas. Enquanto se omitia, o Procon-SP agia, notificando a FB Líneas Aéreas, Flybondi, JetSmart e Sky Airline por cobrarem pelo uso do bagageiro acima das poltronas. Na prática, essas empresas estão cobrando pela bagagem de mão, cuja gratuidade foi determinada pela resolução nº 400, da Anac. Mas o que torna tudo ainda mais suspeito é que a agência não se importa com a burla à própria decisão. Questionada, manteve-se em silêncio.

 

Eles é que mandam

As empresas redefiniram as dimensões da bagagem de mão e consideram gratuito apenas o que cabe em baixo do assento.

 

Direito ignorado

O Procon também exigiu detalhes sobre como será cumprido o direito de levar uma bagagem de até 10kg gratuitamente dentro do avião.

 

Investigar é preciso

Órgão de defesa do consumidor e políticos querem o Ministério Público Federal investigando as relações da Anac com as empresas aéreas.

 

Anarquia gerencial

Visitas de avaliação de curso às universidades, a fim de classificá-las no ranking, não estão ocorrendo porque o MEC agenda, confirma, mas esquece de comprar passagem dos avaliadores.

 

Leilão suspeito

Em mais uma estranha decisão, digna da atenção da corregedoria do CNJ, a Justiça do Trabalho de Sergipe manteve leilão do patrimônio de uma empresa de cimento, Itaguassu, incluindo seu parque industrial, mesmo após pagamento integral da dívida do processo. Tem coisa aí.

 

Mais do mesmo

Fugindo na Argentina de um mandado de prisão expedido pela Justiça da Bolívia, o cocaleiro Evo Morales anunciou candidatura ao Senado. Como tanto ladrões, tenta escapar pela via da imunidade parlamentar.

 

Metade do dobro

O deputado Vinícius Poit (Novo-SP) defendeu o fim da meia-entrada por considerar que dá a “falsa aparência” de proteção ao consumidor. Na prática, é a metade do dobro e só quem ganha é o empresário.

 

Batendo o bumbo

Vai longe o diretor de Desburocratização do Ministério da Economia, Geanluca Lorezon. Marqueteiro, usa as redes sociais com frequência, vendendo seu peixe, seu trabalho e o governo Jair Bolsonaro.

 

Agenda fake

O Itamaraty divulgou em sua agenda de fevereiro que os deputados Ricardo Santini (RS) e Pedro Augusto Bezerra (CE) viajariam em “missão oficial” à Coreia do Sul, entre os dias 2 e 9. Mas os deputados nem saíram do País. Santini foi convidado, mas declinou.

 

Zika na Bahia

Segundo o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, este ano, até o dia 20 de janeiro, foram registrados 85 casos de Zika no País. O pior quadro é a Bahia de Rui Costa (PT), que apresentou 18 dos casos.

 

Bancos bem na foto

Segundo o ranking Brand Finance Global 500, há quatro empresas brasileiras entre as 500 marcas mais valiosas do mundo. As quatro são os nossos maiores bancos: Itaú, Bradesco, Caixa e Banco do Brasil.

 

Pensando bem...

...ao homologar a delação, o STF confirma que há muito mais a revelar sobre a corrupção de Sérgio Cabral, aliados e subornados.

PODER SEM PUDOR

Gasolina capitalista

O deputado Henrique Lima Santos era líder estudantil na Faculdade de Direito de Salvador quando sua carteira de motorista foi indeferida, sob a alegação de que “o proprietário do automóvel é fichado como comunista”, segundo documento do Detran. O secretário de Segurança, deputado Lafaiete Coutinho (UDN), despachou o papel ao governador Antonio Balbino (PSD) “para decidir se o automóvel é do centro, da direita ou da esquerda”. Balbino respondeu, por escrito: “Conceda-se. O automóvel pode ser comunista, mas a gasolina, com certeza, é americana.”

 

Com André Brito e Tiago Vasconcelos

www.diariodopoder.com.br

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.