Coluna

Lawrence Borges

Bastidores

Bastidores

BastidoresBastidores por Lawrence Borges

08/02/2020 06h00
Por: Redação
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

ESCOLHA DE SOFIA

“A escolha de Sofia” é uma expressão que invoca a imposição de se tomar uma decisão difícil sob pressão e enorme sacrifício pessoal, como a vista no filme homônimo de 1982 que valeu a Meryl Streep o Oscar de melhor atriz. A trama dirigida por Alan J. Pakula, a partir do romance de William Styron, conta a história de Sofia, uma polonesa que, sob acusação de contrabando, é presa com seus dois filhos pequenos, um menino e uma menina, no campo de concentração de Auschwitz durante a II Guerra. Um sádico oficial nazista dá a ela a opção de salvar apenas uma das crianças da execução, ou ambas morrerão, obrigando-a à terrível decisão.

 

ESCOLHA DE PIAU

O filme é citado para traduzir o dilema enfrentado pelo prefeito Paulo Piau (MDB), para escolher o candidato a suceder no cargo de prefeito e vice-prefeito. Todo grupo político pressiona o prefeito a indicar seu escolhido. De olhos nas pesquisas de opinião, o Piau aguarda o anúncio após o aniversário de Uberaba.

 

JUNTOS

As maiores lideranças políticas de Uberaba, o deputado federal Franco Cartafina (PP) e o deputado Estadual Heli Andrade (PSL) caminharam com Luiz Guaritá Neto (DEM) caso seja o indicado pelo prefeito Paulo Piau.

 

MDB

No MDB os pré-candidatos Tony Carlos e Silvana Elias começam a popularizar seus nomes para crescer nas pesquisas de opinião, favorecendo e contribuindo para a escolha do prefeito Paulo Piau

 

J. JÚNIOR

De bobo, J. Júnior presidente do PTB, não tem nada! Articula a vinda do presidente da Cohagra Marcos Jammal e de Luciene Fachinelli para seu partido, duas lideranças populares e carismáticas para participar do processo, que poderão ser escolhidos para ser eventual vice, ou ainda, os próprios candidatos a prefeito.

 

ENCONTRO REGIONAL

Segundo o empresário J. Júnior o Encontro Regional do PTB no próximo dia 14/02 deverá ser o lançamento da pré-candidatura do PTB ao governo municipal. Segundo Jota seu indicado mudará as peças do tabuleiro.

 

SEM RUMO

A pré-candidata a prefeita Elisa Araújo preterida pelo partido novo, conversou com diversas lideranças políticas nas ultimas semanas, contudo, os articuladores políticos, não acreditam que irá ser candidata a prefeita, ou ainda, que acompanhará grupos políticos de oposição ao governo municipal.

 

PROCON EM TODAS

O chefe de fiscalização do Procon Dr. Anderson Félix através de denuncia realizou fiscalização em uma das choperias mais tradicionais da cidade Uberaba, levando ao fechamento do estabelecimento, além da prisão do proprietário.

 

FIANÇA

De acordo com informações o proprietário do estabelecimento foi conduzido a penitenciária e na tarde de ontem e foi liberado mediante o pagamento de fiança.

 

VIRALIZOU

Além de repercutir nas redes sociais a fiscalização realizada pelo Procon, memes também circularam, fazendo menção a choperia com a cerveja belorizontina.

 

EXONERADA DE CARA

Indicada por Regina Duarte, reverenda Jane é exonerada da Secretaria de Cultura. No cargo, Janicia Silva fazia as vezes de secretária de Cultura, até que Regina Duarte assumisse a pasta. A empresária era indicação da atriz.

 

VISITA AO PAPA

O juiz federal Ricardo Leite, da 10.ª Vara Federal Criminal de Brasília, remarcou para 19 de fevereiro interrogatório do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Operação Zelotes. A defesa de Lula pediu o adiamento para que ele possa visitar o papa Francisco no Vaticano, entre os dias 12 e 15. “O adiamento do interrogatório não tumultuará o andamento do feito”, afirmou o juiz na decisão. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

 

ALIANÇAS DO PT

O Partido dos Trabalhadores, ainda não abriu oficialmente as negociações com outras siglas para as eleições municipais. Neste final de semana, a direção nacional do partido vai definir a política de alianças do PT para 2020.

 

PESQUISAS EM BH

A menos de nove meses para a eleição municipal, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) lidera a intenção de votos, de acordo com pesquisa feita pelo Instituto Quaest, a pedido da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH). Kalil lidera em todos os cenários estimulados e na pesquisa espontânea é o nome mais lembrado pelos entrevistados. 

 

CENÁRIO

No cenário espontâneo, em que não são apontados nomes como opções de candidatos para os entrevistados, apenas Kalil e o deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos) foram lembrados. O prefeito foi citado por 26% dos participantes enquanto o parlamentar foi citado por 2%. Todos os outros nomes lembrados pontuam com menos de 2% e mais da metade dos entrevistados (58%) não apontou nenhum nome como opção de voto para a eleição de 2020.