Prefeitura - Carnaval
Saúde

Regional de Saúde desencadeia ações de prevenção às arboviroses

O município, situado no pontal do Triângulo, se encontra com alta incidência de casos prováveis de Dengue

13/02/2020 06h00
Por: Redação
109
Equipe do Comitê Regional de Enfrentamento das Arboviroses da Superintendência de Saúde de Uberaba - Foto: Divulgação
Equipe do Comitê Regional de Enfrentamento das Arboviroses da Superintendência de Saúde de Uberaba - Foto: Divulgação

Equipe do Comitê Regional de Enfrentamento das Arboviroses da Superintendência de Saúde de Uberaba vem fazendo visitas técnicas aos municípios prioritários e esteve, na segunda-feira (11), em Carneirinho, dando suporte à gestão municipal quanto às ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. O município, situado no pontal do Triângulo, se encontra com alta incidência de casos prováveis de Dengue nas quatro últimas semanas, de acordo com Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica Regional de Uberaba, Denise Maciel, “foi de suma importância a presença da superintendência no município, pois tivemos a oportunidade de nos reunir com representantes dos quatro eixos de combate ao Aedes, ou seja, vigilância epidemiológica, controle ambiental, assistência à saúde e mobilização social, tanto municipais quanto regionais e juntos identificamos os principais aspectos a serem implementados. Sendo assim, acreditamos que o município conseguirá reduzir a incidência de novos casos mediante a implantação dessas medidas”.

Já a Secretária Municipal de Saúde de Carneirinho, Fernanda Perroni, afirmou que a visita da Regional ampliou seus conhecimentos sobre o enfrentamento das Arboviroses, em especial, a Dengue. Segundo ela, “o município está comprometido em realizar as ações de prevenção e assistência e, a partir dessa visita, iremos intensificar ainda mais nossas ações. Agradecemos o apoio dos profissionais da regional de saúde nesta orientação”.

O município de Veríssimo também já recebeu a equipe do Comitê, enquanto que Pirajuba deve ser visitada na próxima semana. Além disso, a Superintendência disponibilizou veículos para aplicações de inseticida a Ultra Baixo Volume (UBV) nesses municípios e também no município polo da macrorregião, Uberaba. O coordenador do Comitê Regional de Enfrentamento das Arboviroses, Maurício de Oliveira, explica que foi realizada reunião técnica com equipe municipal de Vigilância Ambiental e membros do Comitê para detalhamento do cenário epidemiológico do município.

Segundo ele “foram solicitadas informações extras para mapeamento espacial da incidência de casos prováveis, como quais as áreas descobertas de agentes de endemias, número de quarteirões e de imóveis, entre outras. O Comitê deliberou então, pela liberação de dois veículos para aplicação de UBV pesado em determinados bairros, levando em conta que a incidência de casos prováveis se apresenta alta e, nessas localidades, se observa existência de equipes atuando, para que seja possível garantir a efetividade da aplicação espacial de inseticidas.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.