Encontro

Lula se encontra com papa Francisco: “conversa sobre um mundo mais justo”

A reunião entre Lula e Francisco só foi possível após uma decisão da Justiça Federal do DF

14/02/2020 06h00
Por: Redação
Ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou ontem com o papa Francisco no Vaticano - Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação
Ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou ontem com o papa Francisco no Vaticano - Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

O ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou ontem com o papa Francisco no Vaticano. Na legenda de foto publicada no Twitter, Lula disse que conversou sobre “um mundo mais justo e fraterno”. “Encontro com o Papa Francisco para conversar sobre um mundo mais justo e fraterno”, escreveu.

Segundo a assessoria do ex-presidente, o encontro durou cerca de uma hora.

 

Depoimento adiado para o encontro - A reunião entre Lula e Francisco só foi possível após uma decisão da Justiça Federal do DF, que adiou um depoimento que o ex-presidente iria conceder no âmbito da Operação Zelotes - inicialmente marcado para o último dia 11, data de sua viagem à Europa. O juiz Ricardo Augusto Soares Leite autorizou, e a audiência foi remarcada para o dia 19. Lula retorna ao Brasil amanhã. O encontro foi intermediado pelo recém-eleito presidente da Argentina, Alberto Fernández. No final de janeiro, os dois se encontraram e conversaram por quase uma hora.

 

Teor da conversa - O petista ainda não confirmou detalhes da conversa. Havia a expectativa que, no encontro, tratassem das condenações de Lula e da Amazônia — o bioma tem sido pauta recorrente dentro da Igreja Católica e foi o tema central do Sínodo da Amazônia, realizado em outubro passado.

O Sínodo especial (tipo deste evento que trata de uma região específica) foi anunciado em 2017 por Francisco. A reunião serve como ferramenta para o papa consultar e observar debates sobre o tema a fim de elaborar um material para dar diretrizes ao clero.

1comentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários