Eleições

Campo Florido perde 767 eleitores, após cadastramento

TRE cancelou títulos dos cidadãos que não participaram do cadastramento eleitoral por biometria

14/02/2020 06h00
Por: Marconi Lima
Em Campo Florido, mais de 700 títulos foram cancelados após revisão do eleitorado - Foto: Divulgação
Em Campo Florido, mais de 700 títulos foram cancelados após revisão do eleitorado - Foto: Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) homologou o trabalho de revisão do eleitorado de Campo Florido, realizado através de sistema biométrico. O município pertence a 326ª zona eleitoral de Uberaba.

Após a conclusão dos trabalhos, o TRE cancelou todos os títulos dos cidadãos que não participaram do cadastramento eleitoral, através da biometria. Como não consta nenhum recurso protelatório quanto ao cancelamento deste documento, o tribunal então homologou o trabalho que foi realizado no período de 5 de fevereiro a 29 de novembro de 2019.

O município, que possuía 4.374 eleitores, agora com o encerramento dos trabalhos de cadastramento, realizado pela justiça eleitoral, conta com 3.456 eleitores aptos a votar no pleito de outubro deste ano. Foram cancelados 767 títulos de pessoas que não compareceram à revisão, ou não comprovaram domicílio eleitoral em Campo Florido.

 

Biometria - O TRE-MG decidiu adiar para 6 de março o encerramento dos trabalhos de revisão biométrica em 62 municípios mineiros. A decisão foi tomada em virtude de nos dias 15 e 16 de fevereiro, último fim de semana antes do fim do prazo revisional, haver uma manutenção da infraestrutura do cadastro eleitoral, com indisponibilidade de sistemas associados a ele, em âmbito nacional. A reta final do atendimento aos eleitores poderia ser prejudicada, em função da impossibilidade de serem realizados plantões nessas datas.

Nas eleições municipais de 2020, a biometria será obrigatória em 259 municípios mineiros, incluindo os 62 que estão terminando a revisão biométrica.