Cidade

Foram registradas quase seiscentas denúncias de maus tratos a animais em 2019

As informações são da Superintendência Municipal de Bem-Estar Animal em balanço dos trabalhos desenvolvidos em 2019

14/02/2020 06h00Atualizado há 2 semanas
Por: Redação
Foto ilustrativa/Divulgação
Foto ilustrativa/Divulgação

 A Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Semam), efetuou 557 notificações extrajudiciais para apurar denúncias de maus tratos a animais no ano de 2019. Foram 229 diligências para apuração das denúncias no período. As informações são da Superintendência Municipal de Bem-Estar Animal em balanço dos trabalhos desenvolvidos em 2019.

A superintendente Janaina Coutinho destaca que em algumas diligências, a equipe foi acompanhada pelo Corpo de Bombeiros e Polícia do Meio Ambiente. “As denúncias foram encaminhadas à Superintendência, pelos munícipes, Ministério Público, gabinete de vereadores, entre outros”, explica.

O relatório informa também que foram encaminhados 148 ofícios ao Ministério Público, entre representações de casos de maus tratos para medidas judiciais cabíveis e discussão de políticas públicas relativas à proteção, defesa e bem-estar dos animais. Trabalhos de conscientização da população foram realizados pela Superintendência em feiras de adoção de cães e gatos através da divulgação das leis de proteção e defesa animal.

Entre os outros trabalhos realizados, destacam-se ajuda direta às Organizações Não-Governamentais (ONGs) de proteção à causa animal, acompanhamento de denunciantes em delegacia para registro de REDS de maus tratos de animais e o acompanhamento no Fórum e no Ministério Público, além de orientações à população sobre posse responsável e maus tratos através do telefone 3318-0218.

Em sua página no Facebook, a Superintendência recebeu pedidos de ajudas para animais doentes ou machucados e realizou campanhas sobre adoção e posse responsável. No ano passado foram arrecadadas mais de duas mil peças de roupas e cobertores através da segunda edição da Campanha do Agasalho Animal.

 

Denúncias – A superintende do Bem-Estar Animal, Janaina Coutinho informa que denúncias de maus tratos podem ser feitas na Superintendência localizada no Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba na Avenida Luiz Maria de Santana, 141 – Mercês, de segunda à sexta-feira das 8 às 18 horas ou através do telefone 3318-0218. Janaina explica que são considerados maus tratos casos de abandono; envenenamento; mutilação; agressão física; animais mantidos presos em correntes ou cordas curtas; mantidos em espaço incompatível com seu porte; mantidos em local sem iluminação, ventilação ou limpeza; expostos às variações climáticas e anti-higiênico; expostos a esforço ou carga excessiva; animais debilitados sujeitos ao trabalho, entre outros.