Mosaic
Prefeitura- coronavírus
Coluna

Mulherio

Juba Maria

Juba Maria

Juba MariaJornalista formada pela UFRJ, mãe e poeta, trabalha como Assessora de Comunicação da Infraero. É uma das coordenadoras do projeto AMAi e dá palestras sobre Comunicação Não-Violenta.

16/02/2020 06h00
Por: Redação

Deu o que falar, sábado, a programação do ELA PODE, evento de empreendedorismo feminino da Rede Mulher Empreendedora patrocinado pela Google.

O destaque ficou por conta da participação de Roberta Ventes, da Confraria da Gula.

Até o momento, a Google já destinou 1 milhão de dólares para o programa, capacitando cerca de 50.000 mulheres.

Só em Minas, o projeto instruiu ainda 150 mulheres em situação de cárcere. Em Uberaba, três mulheres em regime semiaberto foram autorizadas pela justiça para participar do treinamento, que é ofertado gratuitamente para todas as mulheres inscritas.

Na sexta-feira, foi realizada uma homenagem às mulheres negras de destaque em 2020 como parte da ampla programação do projeto ‘Negro, Afirmação e Consciência: Um Grito de Liberdade’. 

A atividade, amplamente elogiada, foi desenvolvida pela jornalista Carmem Amâncio, coordenadora de Políticas Públicas de Igualdade Racial da Fundação Cultural de Uberaba (FCU).

Aliás,  às atividades relativas ao Dia Internacional da mulher também serão intensas em Uberaba. Durante toda a semana, uma série de ações compõe o calendário da Semana de Prevenção e Combate ao Feminicidio, vigente desde 2019 após aprovação de lei pela Câmara Municipal.

Uma feira em 8/3 promete vender de forma colaborativa produtos e serviços oferecidos por mulheres em situação de vulnerabilidade. A ação tem a parceria do Sebrae e INANA SOCIAL e deve ocorrer na Praça da Abadia.

Também o Coletivo Feminista Ana Montenegro chamou a comunidade para uma passeata que deve percorrer ruas do centro da cidade, pedindo, principalmente, um abrigo público para mulheres vítimas de violências doméstica, entre outras reivindicações.

A assistente social Ranne Miranda segue a todo vapor. A novidade é a que agora a profissional faz parte ainda do Núcleo de Assistentes Sociais de Uberaba. Ela já atua no Conselho Municipal do setor e no Fórum Nacional de Trabalhadores/as do SUAS – FNTSUAS.

Na próxima segunda, a Secretaria de Desenvolvimento Social se reúne com o Centro Integrado da Mulher. A nova coordenadora de políticas para mulheres, Anna Maia, tratará da programação relativa ao 8 de março.

Já o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher se reúne no próximo dia 18, na Casa dos Conselhos.  A reunião é aberta à comunidade.