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Saúde

Dez dicas para manter uma boa saúde no carnaval

Nutricionista traz recomendações para o período festivo

18/02/2020 06h00
Por: Redação
Nutricionista Ana Carolina Linhares apresenta dicas saudáveis para o período de carnaval - Foto: Divulgação
Nutricionista Ana Carolina Linhares apresenta dicas saudáveis para o período de carnaval - Foto: Divulgação

Uma das épocas mais festivas no Brasil é o carnaval! Sair de casa, pular, ficar nos blocos até tarde e, para que você consiga aproveitar da melhor forma possível, separei 10 dicas para você colocar em prática nesse carnaval.

 

1- Fortaleça seu fígado:

Como nessa época do ano a ingestão de bebidas alcoólicas aumenta, você precisa proteger o seu fígado e vou te dar 4 alimentos ótimos para isso: alho, alcachofra, açafrão (ou cúrcuma) e chá de boldo.

 

2- Mantenha-se hidratado:

A cada copo de bebida alcoólica te indico consumir 1 copo de água.

Por ser grande o risco de desidratação devido ao alto gasto energético nos blocos, ainda mais com o calor que anda fazendo e também temos perda de eletrólitos na urina pelo consumo de álcool. Sem falar que o álcool nos deixa inchados e ninguém quer que isso ocorra em pleno carnaval.

 

3 - Cuidado com a mistura de bebidas:

Ao misturar bebidas alcoólicas de diferentes teores pode fazer com que te deixe embriagado mais rápido. Então evite e consuma bastante água.

 

4 - Cuidado com energéticos:

Não force seu corpo querendo ficar acordado quando ele precisa descansar. Essas bebidas afetam os batimentos cardíacos gerando riscos graves a saúde, como desmaios a parada cardíaca.

 

5 - Saiba escolher sua bebida:

Um forte aliado a bebida alcoólica para evitar a ressaca do dia seguinte é a água de coco natural. Além dela te manter hidratado, ajuda a manter os eletrólitos do corpo. Então uma excelente opção é misturar água de coco com drinks alcoólicos.

 

6 - Tenha uma alimentação balanceada:

Evite consumir vegetais antes da folia. Já que vamos ficar pulando e dançando nos blocos essa movimentação pode facilitar para o aumento do peristaltismo intestinal e dar dor de barriga.

 

7 - Faça refeições leves:

Evite consumir carboidratos derivados do trigo. Prefira mandioca, batata, inhame, arroz pois eles vão te fornecer energia e ajudam a metabolizar o álcool.

 

8 - Consuma alimentos ricos em gordura boa:

Na hora da folia você pode apostar em lanches rápidos e que irão te fornecer energia e diminuir o ritmo de absorção do álcool, como castanhas, nozes, amêndoas, coco. Você pode apostar em um chocolate 70% cacau que vai te ajudar na energia e evitar a ressaca, mas com cautela.

 

9 - Invista na sua imunidade:

Para curtir a folia sem surpresas o ideal é fortalecer sua imunidade ainda mais. Prefira frutas cítricas como laranja, limão e acerola, carnes e ovos, gengibre e açafrão. Alguns exemplos para você incluir na sua alimentação antes e depois da folia.

 

10 - Tenha uma qualidade de sono:

Sabemos que na maioria das vezes deixamos o sono de lado para aproveitar ao máximo, mas nosso corpo precisa de descanso e de energia para aguentar todos os dias. 

Então tente dormir com qualidade e recuperar sua energia.

 

Um excelente carnaval a todos!

Se for beber não dirija