Prefeitura- coronavírus
Mosaic
Coluna

Cultura

Luiz Hozumi

Luiz Hozumi

Luiz HozumiProdutor cultural, publicitário, especialista em gestão e políticas culturais. [email protected]

20/02/2020 06h00
Por: Redação

NA PASSARELA

A vida passa pela fina fresta do tempo. Hoje é carnaval, amanhã já é natal e nem sentimos o correr dos dias. O desgaste vem do trabalho, do trânsito, da rotina, dos boletos, das confusões de todos os dias. E o resgate nunca vem. Nos iludimos enquanto pulamos pela avenida, libertos das amarras do dia a dia, livres das condições que nos fazem reféns de um sistema falido.

Enquanto isso a farra também corre solta nos corredores da gestão pública, entre suspeitos contratos e contratações que se espelham apenas no populismo e no entretenimento vazio de sentidos. Amargamos mais uma comemoração em que nos afogamos para esquecermos os problemas reais e suas soluções, tão difíceis quanto qualquer licitação por meio da inexigibilidade. Falta vontade? Falta conhecimento? Falta caráter? Falta o quê para termos uma cidade melhor? Ou só sobra?

Sobra dinheiro público escorrendo pelo ralo da indiferença e da desvalorização. Somos todos diamantes brutos lapidados pela ignorância esperando sermos valorados por quem nunca quis nos comprar, mas sim descartar no enorme lixão da opinião pública. Hoje é carnaval e a carne mais barata do mercado ainda é a carne negra, a carne pobre, a carne congelada no descaso de quem deveria, ao menos, representar a vítima e não o algoz. A vida passa pela fina fresta do tempo, ou nem passa mais. 

 

DÉBORA COLKER EM UBERLÂNDIA

ROTA é uma das coreografias que compõem a premiada investigação de Deborah Colker sobre movimento e espaço – que resultou em Velox (1995), ROTA (1997) e Casa (1999) e 4 por 4 (2002). A Companhia de dança Deborah Colker, que conta com o patrocínio da Petrobras desde 1995 e da Votorantim desde 2019, retorna aos palcos após os espetáculos Cão Sem Plumas e Nó rodarem as regiões Sul e Nordeste do Brasil, além de diversos países da Europa e Uruguai.  A coreografia de Cão Sem Plumas, baseada em poema de João Cabral de Melo Neto e executada por bailarinos cobertos de lama, valeu a Deborah o prêmio Benois de la Danse, tido como o Oscar da dança. A apresentação acontece nos dias 20 e 21 de Março no Teatro Municipal de Uberlândia e os ingressos tem valores promocionais até o final deste mês. 

 

JORGE ALBERTO NABUT ASSUME COMANDO DO ARQUIVO PÚBLICO DE UBERABA

Aconteceu na última sexta-feira, dia 14 de Fevereiro a posse do novo superintendente do Arquivo Público Municipal. Jorge Alberto Nabut é escritor e ocupa a cadeira de número 06 da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, tem formação em economia e engenharia e é colunista de jornais impressos da cidade há vários anos. Tem participação ativa na vida cultural da cidade e traz novos ares e novos projetos para a instituição, sempre com o brilhantismo de tudo o que faz. 

 

ESCOLA DE ARTE E CULTURA DE UBERABA ABRE PROCESSO PARA CONTRATAÇÃO DE EDUCADORES 

Os interessados em se inscreverem-se na seleção de arte educadores para a ECAU, Escola de Cultura e Arte de Uberaba, devem comparecer até o dia 21 deste mês na Rua Martim Francisco, 99, no bairro Estados Unidos, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas. O candidato deverá apresentar currículo completo: dados pessoais, (nome, CPF, RG, PIS/PASEP/NIT, endereço, telefone, e-mail e ISS municipal, caso possua); experiência profissional, nomes das instituições para as quais prestou serviços; juntamente com cópia dos certificados dos cursos de formação técnica, graduação, extensão, pós-graduação e demais qualificações que possua. A classificação levará em conta, por meio de pontuação, formação acadêmica, experiência profissional comprovada e entrevista técnica. Para mais informações os telefones são: Fundação Cultural (34) 3331-9200 e Escola de Cultura e Arte de Uberaba, no (34) 3322-5029.

 

CIRCUITO BARES DE CARNAVAL

Programação: 

 

SEXTA 21/02

Minha carne é de carnaval  -  Laboratório 96

 

SÁBADO 22/02

Bloco do Galinha - Casa di Giulietta

SohoBloco com 4 de Ouros - Soho Pub

Baile de Máscaras -  Laboratório 96

 

DOMINGO 23/02

Bloco Esquina do Didi - Nuh Burgues (Av, Odilon Fernandes, 785)

Bloco do Galinha -  Soho PUB

 

SEGUNDA 24/2

Bloco LaBatuque e Laboratório 96 na rua - Praça Jorge Frange

Baile de Máscaras -  Casa di Giulietta

 

TERÇA 25/2

SohoBloco com Labatuque -  Soho pub

 

BLOCO DO ROCK

Acontece na terça, dia 25 na Praça Doutor Jorge Frange o Bloco do Rock com as bandas Black Pantera, Crucyfice, Valeriano’s, Booze ⁴, Jelly Beans. Com início às 13h o rock terá seu lugar no carnaval de Uberaba.

 

CARNAVAL DE UBERABA – PROGRAMAÇÃO DA FUNDAÇÃO CULTURAL DE UBERABA

22 de fevereiro (sábado)

Abertura oficial

Local: Praça da Mogiana

Horário:

- 19h – DJ

- 20h – Samba Surf

- 22h – Jorge Aragão

 

23 de fevereiro (domingo)

Local: Praça da Mogiana

Horário:

- 16h – DJ e apresentação de blocos de carnaval

- 17h – Banda Mané Galinha

- 20h – Banda Tchakabum

 

24 de fevereiro (segunda-feira)

Carnaval de Marchinhas

Local: Capelinha do Barreiro

Horário: 13h

Carnaval de Marchinhas

Local: Santa Fé

Horário: 13h

Carnaval de Marchinhas

Local: Unidade de Atendimento ao Idoso

Horário: 13h

Carnaval de Marchinhas

Local: Ponte Alta

Horário: 20h

 

25 de fevereiro (terça-feira)

Carnaval de Marchinhas

Local: Santa Fé

Horário: 13h

Carnaval de marchinhas

Local: Ponte Alta

Horário: das 13h às 18h (matinê) – e a partir das 20h