PMU
Investe Turismo

Uberaba pode participar da segunda parte do Investe Turismo

Uberaba pode participar da segunda parte do Investe Turismo

13/08/2019 06h00
Por: Redação
Ministro do Turismo Marcelo Álvaro Antônio conversou com a imprensa em sua visita a Uberaba e diretor executivo do JORNAL DE UBERABA, Lawrence Borges acompanhou
Ministro do Turismo Marcelo Álvaro Antônio conversou com a imprensa em sua visita a Uberaba e diretor executivo do JORNAL DE UBERABA, Lawrence Borges acompanhou

O Geopark Uberaba – Terra de Gigantes foi destaque em pauta na visita do ministro do Turismo Marcelo Álvaro Antônio a Uberaba sábado (10). Recepcionado por autoridades de Uberaba e região no Geossítio Peirópolis, a agenda foi articulada pelo deputado estadual Heli Andrade “Grilo” e contou com a presença de secretários municipais, vereadores e representantes de entidades de classe, além de demais autoridades da região.

Em Peirópolis a comitiva visitou o complexo turístico com a presença do reitor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Luiz Fernando Resende, onde foram apresentados os detalhes e pilares que constituem o projeto do Geopark, pautado nos potenciais turísticos do município e visando a chancela oficial da Unesco.

A agenda também contou com reunião na Câmara Municipal de Vereadores. Entre as autoridades, o deputado federal Franco Cartafina e o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, o ex-deputado Marcos Montes.

O ministro destacou que o potencial turístico de Uberaba tem tudo para ser incluído no programa federal Investe Turismo. “Investe Turismo é um programa que envolve parceria com o Sebrae e com a Embratur, e tem como objetivo estruturar as rotas pré-definidas turísticas de todo o país. Na primeira etapa foram 30 rotas e na segunda etapa irá envolver R$ 300 milhões para identificar junto às secretarias estaduais as próximas rotas a serem contempladas”, diz.

Para o ministro, o município não pode ficar de fora desta segunda etapa do Investe Turismo. “Acredito que Uberaba não pode ficar de fora desta rota, porque é um parque paleontológico importantíssimo, acho que é o mais importante do Brasil e um dos mais importantes do mundo. Vamos fazer esforço grande para que Uberaba seja contemplado”, afirma. 

O ministro também assumiu compromisso de que irá defender o Geopark Uberaba em agenda oficial ainda este ano na sede da Unesco, em Paris. “A importância do Geopark é grande, sobretudo turística. Estive na Unesco defendendo que o Brasil tenha olhar especial, principalmente no reconhecimento dos geoparques. Temos Cambará do Sul, que tem cânions imponentes, e o Geopark de Uberaba. Minha defesa é que Uberaba seja reconhecida como parque geológico. Isso potencializa muito o turismo internacional, sobretudo dará visibilidade internacional, com a possibilidade de aumentar em ao menos quatro vezes o número de visitantes nacionais e internacionais em um Geopark reconhecido pela Unesco”, observa Marcelo Antônio.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, José Renato Gomes, representando o prefeito Paulo Piau, entregou ao ministro junto ao presidente da Câmara, vereador Ismar Marão, o deputado Heli Grilo e deputado Franco Cartafina, ofícios solicitando apoio aos projetos afetos a proposta do Geopark Uberaba, destacando propostas de convênio já formalizados via Siconv – Sistema de Convênios.

As propostas destacam como objetos a revitalização e reforma do edifício do Memorial Chico Xavier; a construção e edificação do espaço público Geossítio Santa Rita; e a revitalização do Complexo Turístico da Praça da Mogiana, que já conta com o apoio do deputado federal Franco Cartafina.

“A presença do ministro Marcelo Álvaro em Uberaba é determinante para que o nosso turismo seja reconhecido e melhor apreciado. Desejamos que ele volte outras vezes, inclusive para a programação do bicentenário do município, e que possamos contar com o apoio do Ministério do Turismo para transformar essa região em um grande circuito turístico”, ressaltou José Renato Gomes.

 

Força política – O ministro Marcelo Antônio também falou sobre sucessão eleitoral. Questionado sobre possível candidatura do deputado estadual Heli Andrade “Grilo” para a Prefeitura de Uberaba, o ministro afirmou que Grilo tem demonstrado força em Uberaba e “goza de capacidade para fazer a gestão de Uberaba”. Mas o ministro se esquivou de ser direto na resposta. “Toco a bola para ele. O partido cresceu e Uberaba é uma das cidades mais importantes do país. O PSL está de portas abertas para que ele seja candidato ou para definir um candidato aqui na cidade.” 

 

Assegurados recursos para o complexo da Praça da Mogiana

Destaque entre os pedidos protocolados em ofício ao ministro do Turismo Marcelo Álvaro, a projeto sobre a revitalização do Complexo Turístico da Praça da Mogiana já teve resposta imediata. A confirmação do recurso foi anunciada e aplaudida pelo Ministro em seu pronunciamento na Câmara Municipal. “O pleito que o Franco Cartafina levou até o Ministério, no valor de R$500 mil reais, também a pedido do deputado Heli Grilo, vai possibilitar a reforma completa da Praça da Mogiana. Esse recurso está garantido e vamos avançar agora nas questões burocráticas para a liberação”, anunciou o ministro.

A notícia foi comemorada pelos presentes e pelo secretário José Renato Gomes, que reforçou a importância do complexo dentro das ações para fortalecer os potenciais turísticos uberabenses. “Ficamos felizes pois é um projeto realmente muito importante, que será positivo para aquela região e ainda chega em um momento muito especial, dentro da comemoração dos 200 anos de Uberaba. O Ministro também conheceu detalhes do Geopark e do geossítio Santa Rita, que temos certeza que é uma proposta importante para aproximar a população do Geopark, e ainda movimentará, o centro da cidade”, frisou o secretário.

Ele avalia que a visita do ministro modifica o pensamento do Governo Federal e amplia o conhecimento do Ministério do Turismo acerca das potencialidades turísticas de Uberaba e região. “Esperamos que de agora em diante, principalmente, as reivindicações de Uberaba cheguem no Ministério sob um olhar diferente”, destaca José Renato Gomes.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias