Prefeitura- coronavírus
Mosaic
Coluna

Pet News

Marcos Moreno

Marcos Moreno

Marcos MorenoSou Marcos Moreno, comunicador com vários anos dedicados ao trabalho de colunista e assessor de imprensa. Há alguns anos com trabalho na mídia impressa e eletrônica voltado para os animais, notadamente pets.

21/02/2020 06h00
Por: Redação

 

É carnaval e os pets já fazem parte da diversão!

Algumas cidades brasileiras já contam com blocos e desfiles voltados para os animais de estimação, mas antes de levar o cão ou o gato para as programações de carnaval, alguns cuidados precisam ser tomados.

 

Confira abaixo algumas dicas para curtir a folia com o seu bichinho:

 

Fantasia

Há muitas fantasias para cães e gatos disponíveis no mercado, mas improvisar é sempre válido. O peso dos acessórios é algo a ser ponderado: opte por adereços leves, que não cansem o seu animal. Vista o pet e observe como ele se movimenta. Se algo estiver diferente, é melhor tirar a fantasia.

Fantasias de Carnaval são uma fofura, mas se atente ao comportamento do seu peludo para ele não ficar incomodado!

Outro fator que deve ser analisado é o comportamento do bicho quando ele está fantasiado. Verifique se ele não está incomodado com algum detalhe ou até se está tentando tirar ou destruir os adereços. É imprescindível que ele esteja confortável com o que está vestindo. Temos que pensar no conforto do pet como pensamos no nosso. Ninguém gosta de usar uma roupa que está apertando ou um acessório que atrapalha a movimentação. O animal também se irrita com aquilo que não é confortável para ele.

 

Temperatura

Carnaval é sempre calor. Para curtir a folia, leve em conta os cuidados que devemos tomar com os cães e gatos no verão. É preciso mantê-los sempre bem hidratados e evitar passeios nos horários mais quentes do dia, pois, além de sofrerem com o calor, eles podem queimar as patinhas. Sempre leve água para os passeios com os pets. Prefira momentos mais frescos, lugares com sombra e pisos que não aqueçam em excesso. No caso de cães, evite focinheiras fechadas, pois esses animais tendem a ficar de boca aberta no calor. Brinquedos refrescantes podem ajudar a encarar o calor.

 

Tempo

Não abuse do tempo. Algumas horinhas são suficientes para o passeio de carnaval com o pet. Fique atento se o seu cão ou gato está se cansando. Animais não estão preparados para maratonas da folia. Respeite o tempo e a disposição deles.

Carnaval é sinônimo de verão e muita gente reunida. Lembre-se que o calor e o barulho intenso podem incomodá-lo !

 

Evite

Prezando o bem-estar do animal, alguns itens devem ser evitados:

Brilhos e purpurinas: como geralmente são em pó, esse tipo de material pode impregnar no pelo e na pele do bichos. Além de serem difíceis de tirar, podem cair nos olhos do animal e provocar irritações. Brilhos e purpurinas não são produtos adequados para cães e gatos.

Tintas: existem tintas apropriadas para animais. Elas são antitóxicas, não agridem a pele do pet e duram cerca de três lavagens. Antes de adquirir, pesquise a reputação do produto e do fabricante.

Bebida alcoólica: não ofereça nenhum tipo de bebida alcoólica ao pet e cuide para que esse tipo de líquido fique fora do alcance do animal. O álcool pode causar vômitos, tonturas, convulsões e outros males para cães e gatos. Como os pets são menores que os humanos, os efeitos da bebida alcoólica no organismo animal são potencializados.