15°C 28°C
Uberaba, MG
Publicidade
Anúncio

Professor da rede estadual de ensino é finalista no prêmio Educador Transformador

Projeto voltado à Educação de Jovens e Adultos representou Minas Gerais na etapa final da premiação na Bett Brasil 2024

25/04/2024 às 16h21
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Compartilhe:
SEE/MG / Divulgação
SEE/MG / Divulgação

O professor Diego Pereira Costa, da rede estadual de ensino de Minas Gerais, foi um dos 35 finalistas da etapa nacional do Prêmio Educador Transformador, durante a feira Bett Brasil 2024, maior evento de Inovação e Tecnologia para a Educação da América Latina.

O objetivo do prêmio, que teve os vencedores anunciados nesta quarta-feira (24/4), em São Paulo (SP), é reconhecer e promover práticas de Educação Transformadora em todos os níveis de ensino.

Selecionado entre mais de 3.460 educadores inscritos em todo o país, Diego é professor da Escola Estadual Dora Matarazzo, em Lavras, no Campo das Vertentes, onde executa a iniciativa, e foi o único representante mineiro na etapa final, com o projeto “Práticas Empreendedoras: Experiências Cooperativas e Criativas na Escola", concorrendo na categoria de Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

O projeto foi criado para desenvolver um ambiente de reflexão sobre problemas, interesses, desejos e autoconhecimento por meio dos conceitos do empreendedorismo para os estudantes da EJA. "Este projeto foi concebido com uma abordagem centrada no aluno, e esses encontros são verdadeiramente enriquecedores porque nos permitem expandir nossas mentes para novas experiências e interagir com pessoas de diferentes origens”, define Diego. 

“Podemos trocar ideias e conhecer uma variedade de pontos de vista, o que é essencial para sairmos da nossa zona de conforto e crescermos e nos desenvolvermos", comentou o professor, que elaborou o projeto em parceria com o Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Setor Público (Niesp) e a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Inbatec) da Universidade Federal de Lavras (Ufla).

O Prêmio Educador Transformador, em sua segunda edição, abrange todos os níveis de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental - Anos Iniciais e Finais, Ensino Médio, Ensino Superior, Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A premiação é uma iniciativa da Bett Brasil, do Instituto Significare e do Sebrae.

Reconhecimento

Além do projeto de Diego, a rede estadual de ensino teve representantes entre os finalistas da etapa estadual em outras categorias. Para Ensino Médio, a professora Rosilene Alves dos Reis, da Escola Estadual de Padre Carvalho, em Padre Carvalho, no Norte de Minas, foi selecionada com o projeto "Capacitar para Crescer - de Olho no Futuro". 

O professor Natan Danidl Valentim, da Escola Estadual Padre Alfredo Kobal, em Miradouro, na Zona da Mata, foi selecionado na categoria de Educação Profissional, com o projeto "Aprendendo Inclusão nos estabelecimentos de Miradouro".

“Fomos motivados pela urgência do tema da acessibilidade. Na sala de aula, identificamos dois estudantes com necessidades especiais. Iniciamos um debate e direcionei os alunos para pesquisarem sobre a acessibilidade nos estabelecimentos comerciais de Miradouro. Observamos que muitos desses locais não atendiam às necessidades mínimas de acessibilidade para pessoas com deficiência (PCDs)”, explica o professor.

Educação pública na Bett Brasil 

Além do Prêmio Educador Transformador, a Bett Brasil 2024 contou com número recorde de mais de 300 marcas expositoras que atendem o ecossistema educacional público e privado. O secretário de Estado de Educação (SEE/MG) , Igor de Alvarenga, esteve presente e apresentou a experiência bem-sucedida de Minas Gerais na utilização de ferramentas inovadoras para a formação de educadores e estudantes da rede estadual de ensino.

“Participar desta feira é um momento de grande riqueza e de conhecer as novas tecnologias que o mercado oferece para a educação. É sempre muito produtivo este envolvimento. A participação neste painel foi um momento de compartilhar conhecimentos e também de angariar novas informações para melhorar a educação em nosso estado”, afirmou o secretário.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias