Banner prefeitura Covid
Coluna

Lawrence Borges

Bastidores

22/02/2020 06h00
Por: Redação

BLITZ NA PMU

Uma blitz educativa foi realizada ontem pela Prefeitura de Uberaba/Secretaria de Administração junto aos servidores e munícipes presentes no saguão do Centro Administrativo. O evento contou com a colaboração da Comissão Multidisciplinar de Atenção à Saúde do Servidor (Comass) que aproveitou o período carnavalesco para reforçar as ações de prevenção e promoção à saúde do servidor.

 

FUMACÊ NO CARNAVAL

A Prefeitura de Uberaba via Secretaria Municipal de Saúde/Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, inicia novo cronograma de nebulização com o UBV pesado (fumacê) a partir de segunda-feira (24). O serviço para o combate e prevenção ao Aedes aegypti não vai parar no Carnaval. Já o Mutirão de Limpeza voltará a percorrer os bairros na quinta-feira (27). Desde dezembro de 2019, quando a ação começou, foram recolhidas mais de 28 toneladas de lixo em 17 bairros de Uberaba.

 

AÇÃO EMERGENCIAL

Várias equipes emergenciais da Secretaria de Serviços Urbanos e Obras atenderam a limpeza pós-chuvas da tarde de ontem. Os pontos mais críticos foram a avenida Leopoldino de Oliveira - entre o Vetor/terminal oeste e Mercado Municipal, avenida Guilherme Ferreira até a Mata do Ipê e avenida Santos Dumont até o Santuário da Medalha Milagrosa. As vias, bueiros e redes pluviais receberam limpeza dos resíduos carregados pelas chuvas como sacos de lixos e entulhos diversos.

 

JORGE ARAGÃO

Rumo aos 200 anos, Uberaba recebe Jorge Aragão para a abertura oficial do Carnaval 2020 na noite de hoje. O cantor e compositor com mais de 40 anos de carreira sobe ao palco às 22h na praça da Mogiana. O show é gratuito e deve atrair foliões de Uberaba e região para a festa carnavalesca do bicentenário. Artistas locais também estão na programação do primeiro dia de evento.

 

BAIRROS RURAIS

Para o Carnaval do Bicentenário, a Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio da Fundação Cultural, leva programação especial para os bairros rurais da cidade. Serão dois dias de festa, de 24 a 25 de fevereiro, com apresentações de artistas locais. Todos estão convidados para participar e a entrada é franca.

 

MUDANÇAS NA SAÚDE

O secretário da Saúde, Iraci de Souza Neto se reuniu com os servidores do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias na manhã de ontem para anunciar que a partir do dia 26 de fevereiro assumirá, temporariamente, a chefia do departamento. Na reunião, o secretário informou também que outras mudanças ocorrerão nos próximos dias como instalações de portões eletrônicos, reformas, construção da unidade de saúde para animais, além de um novo organograma e mudanças no quadro de servidores do Departamento.

 

SEGURANÇA PUBLICA CEARÁ

O presidente Jair Bolsonaro assinou nesta quinta-feira (20) um decreto que autoriza o emprego das Forças Armadas no Ceará, a pedido do governador Camilo Santana. O estado vive uma crise na área de segurança pública, agravada pela paralisação de parte dos policiais militares, que estão amotinados em quarteis e batalhões. Por lei, policiais militares não podem fazer greve. O decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União e vale pelo período de 20 a 28 de fevereiro.

 

LIBEROU

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria na noite desta quinta-feira, 20, contra uma ação do PT e do PDT para barrar o pagamento de jetons. A discussão do caso ocorre no plenário virtual do STF, uma plataforma online que permite que os integrantes da Corte examinem processos sem precisarem se reunir presencialmente - longe, portanto, dos holofotes da TV Justiça.

 

COOPERATIVISMO

O Conselho Estadual do Cooperativismo (Cecoop) retomou as atividades no estado após um intervalo de seis anos sem atuação. A posse dos membros foi realizada nessa quinta-feira (21/2), durante a primeira reunião ordinária do ano, na sede da Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), em Belo Horizonte. Subordinado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), o conselho tem como principal objetivo formular as políticas públicas a serem adotadas pelo governo para o desenvolvimento das cooperativas em Minas Gerais.

 

ROMEU ZEMA EM PIRAJUBA

Após reinaugurar a unidade de margarina da Sadia/Perdigão em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, o governador Romeu Zema cumpriu, na quinta-feira (20/2), o Giro pelo Estado em Pirajuba, na mesma região. Acompanhado do prefeito Rui Ramos, que também é vice-presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Zema inaugurou a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), obra que teve investimento de R$ 4 milhões.

 

EXEMPLO DE CIDADE

Considerada uma cidade modelo na sua gestão, Pirajuba, com pouco mais de 8 mil habitantes, se destaca nas áreas da educação, meio ambiente e saneamento. Agora, no município, que já conta com coleta seletiva do lixo e abastecimento de água para 100% da população, 98% do esgoto será tratado.

 

RECEITA ESTADUAL

A Receita Estadual de Minas Gerais deflagrou, na quinta e sexta-feira (20 e 21), a operação “Espectro”. A fiscalização, em campo, envolveu 180 servidores, em 47 municípios, e teve como alvo 80 empresas, supostamente de fachada, criadas para “esquentar” mercadorias sem procedência e sonegar impostos se valendo da emissão de notas fiscais “frias”. Levantamentos da Receita Estadual indicam que o volume de operações praticadas por estas empresas com as notas frias pode alcançar R$ 30 milhões.

 

EFEITO CASCATA

Forças de segurança de ao menos 12 Estados pressionam os governos locais por aumentos salariais. Em cinco deles, policiais já realizaram atos ou paralisações neste mês. 

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários