Prefeitura- coronavírus
Mosaic
Coluna

Lawrence Borges

Bastidores

Bastidores

BastidoresBastidores por Lawrence Borges

22/02/2020 06h00
Por: Redação

BLITZ NA PMU

Uma blitz educativa foi realizada ontem pela Prefeitura de Uberaba/Secretaria de Administração junto aos servidores e munícipes presentes no saguão do Centro Administrativo. O evento contou com a colaboração da Comissão Multidisciplinar de Atenção à Saúde do Servidor (Comass) que aproveitou o período carnavalesco para reforçar as ações de prevenção e promoção à saúde do servidor.

 

FUMACÊ NO CARNAVAL

A Prefeitura de Uberaba via Secretaria Municipal de Saúde/Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, inicia novo cronograma de nebulização com o UBV pesado (fumacê) a partir de segunda-feira (24). O serviço para o combate e prevenção ao Aedes aegypti não vai parar no Carnaval. Já o Mutirão de Limpeza voltará a percorrer os bairros na quinta-feira (27). Desde dezembro de 2019, quando a ação começou, foram recolhidas mais de 28 toneladas de lixo em 17 bairros de Uberaba.

 

AÇÃO EMERGENCIAL

Várias equipes emergenciais da Secretaria de Serviços Urbanos e Obras atenderam a limpeza pós-chuvas da tarde de ontem. Os pontos mais críticos foram a avenida Leopoldino de Oliveira - entre o Vetor/terminal oeste e Mercado Municipal, avenida Guilherme Ferreira até a Mata do Ipê e avenida Santos Dumont até o Santuário da Medalha Milagrosa. As vias, bueiros e redes pluviais receberam limpeza dos resíduos carregados pelas chuvas como sacos de lixos e entulhos diversos.

 

JORGE ARAGÃO

Rumo aos 200 anos, Uberaba recebe Jorge Aragão para a abertura oficial do Carnaval 2020 na noite de hoje. O cantor e compositor com mais de 40 anos de carreira sobe ao palco às 22h na praça da Mogiana. O show é gratuito e deve atrair foliões de Uberaba e região para a festa carnavalesca do bicentenário. Artistas locais também estão na programação do primeiro dia de evento.

 

BAIRROS RURAIS

Para o Carnaval do Bicentenário, a Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio da Fundação Cultural, leva programação especial para os bairros rurais da cidade. Serão dois dias de festa, de 24 a 25 de fevereiro, com apresentações de artistas locais. Todos estão convidados para participar e a entrada é franca.

 

MUDANÇAS NA SAÚDE

O secretário da Saúde, Iraci de Souza Neto se reuniu com os servidores do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias na manhã de ontem para anunciar que a partir do dia 26 de fevereiro assumirá, temporariamente, a chefia do departamento. Na reunião, o secretário informou também que outras mudanças ocorrerão nos próximos dias como instalações de portões eletrônicos, reformas, construção da unidade de saúde para animais, além de um novo organograma e mudanças no quadro de servidores do Departamento.

 

SEGURANÇA PUBLICA CEARÁ

O presidente Jair Bolsonaro assinou nesta quinta-feira (20) um decreto que autoriza o emprego das Forças Armadas no Ceará, a pedido do governador Camilo Santana. O estado vive uma crise na área de segurança pública, agravada pela paralisação de parte dos policiais militares, que estão amotinados em quarteis e batalhões. Por lei, policiais militares não podem fazer greve. O decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União e vale pelo período de 20 a 28 de fevereiro.

 

LIBEROU

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria na noite desta quinta-feira, 20, contra uma ação do PT e do PDT para barrar o pagamento de jetons. A discussão do caso ocorre no plenário virtual do STF, uma plataforma online que permite que os integrantes da Corte examinem processos sem precisarem se reunir presencialmente - longe, portanto, dos holofotes da TV Justiça.

 

COOPERATIVISMO

O Conselho Estadual do Cooperativismo (Cecoop) retomou as atividades no estado após um intervalo de seis anos sem atuação. A posse dos membros foi realizada nessa quinta-feira (21/2), durante a primeira reunião ordinária do ano, na sede da Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), em Belo Horizonte. Subordinado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), o conselho tem como principal objetivo formular as políticas públicas a serem adotadas pelo governo para o desenvolvimento das cooperativas em Minas Gerais.

 

ROMEU ZEMA EM PIRAJUBA

Após reinaugurar a unidade de margarina da Sadia/Perdigão em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, o governador Romeu Zema cumpriu, na quinta-feira (20/2), o Giro pelo Estado em Pirajuba, na mesma região. Acompanhado do prefeito Rui Ramos, que também é vice-presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Zema inaugurou a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), obra que teve investimento de R$ 4 milhões.

 

EXEMPLO DE CIDADE

Considerada uma cidade modelo na sua gestão, Pirajuba, com pouco mais de 8 mil habitantes, se destaca nas áreas da educação, meio ambiente e saneamento. Agora, no município, que já conta com coleta seletiva do lixo e abastecimento de água para 100% da população, 98% do esgoto será tratado.

 

RECEITA ESTADUAL

A Receita Estadual de Minas Gerais deflagrou, na quinta e sexta-feira (20 e 21), a operação “Espectro”. A fiscalização, em campo, envolveu 180 servidores, em 47 municípios, e teve como alvo 80 empresas, supostamente de fachada, criadas para “esquentar” mercadorias sem procedência e sonegar impostos se valendo da emissão de notas fiscais “frias”. Levantamentos da Receita Estadual indicam que o volume de operações praticadas por estas empresas com as notas frias pode alcançar R$ 30 milhões.

 

EFEITO CASCATA

Forças de segurança de ao menos 12 Estados pressionam os governos locais por aumentos salariais. Em cinco deles, policiais já realizaram atos ou paralisações neste mês.